x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 462

ICMS nunca declarado pelo contador desde a abertura da empre

ALCIMAR RIBEIRO SOUZA GODOY

Alcimar Ribeiro Souza Godoy

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 30 dezembro 2013 | 09:57

Bom dia senhores.
Tive o desprazer de descobrir no dia 23/12/2013, que meu contador não encaminhou nenhuma nota de compra da minha empresa de compras efetuadas em outro estado para o fisco estadual.
Minha empresa e´ adepta ao Simples.
O contador foi embora para outro estado e outro contador descobriu o problema.
A empresa foi aberta em fevereiro de 2011, e a principio nunca foi declarado nenhuma nota fiscal de compra.
Se puderem me ajudar eu pergunto:
- Me declaro devedor ao orgão fiscalizador, confessando assim a divida?
- Pago sem me declarar devedor, pagando um boleto do mês corrente e outro atrasado?
- Qual o meio legal para ser ressarcido pelo contador que ocasionou o erro, pois pretendo pagar os 5% devidos pela empresa, mas juros e multas pretendo cobra dele.
Bom senhores como podem ver tenho muitas dúvidas a respeito deste assunto. Se puderem me orientar qual é o melhor caminho agradeço.

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 30 dezembro 2013 | 16:06

Alcimar
Boa tarde


Segue comentários

- Me declaro devedor ao orgão fiscalizador, confessando assim a divida?

Esse é o procedimento correto, é necessario que o novo contador avalie a situação com base nos documentos que tem.

- Pago sem me declarar devedor, pagando um boleto do mês corrente e outro atrasado?

O ideal é pagar e corrigir as declarações

- Qual o meio legal para ser ressarcido pelo contador que ocasionou o erro, pois pretendo pagar os 5% devidos pela empresa, mas juros e multas pretendo cobra dele.

O contrato de prestação de serviços define as responsabilidade de ambos, através dele vc poderá provar o erro dele e solicitar o ressarcimento. Caso não seja resolvido amigavelmente através deste documento é que poderá tomar outras ações.


Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.