x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 4.727

Como preencher NFE de entrada ( pessoa fisica vendendo pra e

marklenio

Marklenio

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 30 dezembro 2013 | 16:47

Amigos,
Estou com uma dúvida.
Quero dar entrada em minha empresa de uns produtos que estou comprando de uma pessoa fisica.
Dai preciso emitir uma nota fiscal de entrada e preencher os campos do ICMS pra poder recolher esse imposto, que no caso de minas e 18%.

Quando eu usava a nota fiscal de papel era facil de preencher... ja fiz isso varias vezes sem problemas algum...

Hoje fui tentar preencher a bendita da nota fiscal eletronica usando o programa free da receita.

Tentei de tudo que é jeito mas nao consegui fazer gerar o imposto icms.
Detalhe, sou optante pelo simples nacional.

Ja fiz varias buscas na internet e nao consegui achar nada...

Por favor, se algum puder me dar um passo a passo com os campos serei muito grato.

Att,

JOAO LUCIO CARVALHO JUNIOR

Joao Lucio Carvalho Junior

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 30 dezembro 2013 | 18:31

Marklenio,

Se você é optante pelo SIMPLES e está comprando de uma pessoa física porque gerar os 18% de ICMS? Você não pode tomar créditos sobre as compras. Ou pode? Você está comprando quais produtos? Qual seria a base legal para o crédito?

Estou lhe perguntando porque nunca vi tal situação e você argumentou que sempre deu entrada gerando o crédito.

Att,

João Lúcio Carvalho Jr.

marklenio

Marklenio

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 30 dezembro 2013 | 21:17

Olá Joao,
Obrigado por sua resposta.

Então, eu pra ser sincero, tenho pouquíssimo conhecimento sobre esse assunto.
Essa notas de entrada fiz que base nas instruções de meu contador. ..

A ideia é a seguinte:
- tenho um fornecedor de softwares, e alguns eletrônicos bem específicos ( área musical )
- no caso ele traz alguns destes produtos do Paraguai, e não tem nota fiscal.
Então um dia tive de vender o produto porém o meu comprador iria precisar da nota fiscal, e como eu nao tinha a nota de entrada conversei com meu contador
e ele me instruiu a fazer isso, inclusive dizendo ele que era 100% legal.

A ideia é a seguinte, emito uma nota de entrada com CFOP 1102, então nos dados da nota coloco minhas informações pessoa fisica ( CPF, NOME, endereço, etc... ) e nos campos da nota fiscal de bloco referente os ICMS coloco a alíquota de 18% ( minas ) e faço as contas. Dai entrego essa nota pro meu contador e ele gera a guia pra que eu possa pagar o imposto devido de entrada, que no caso é apenas esse ICMS.

Dai agora como estou trabalhando com a nota fiscal eletronica e estou usando o programa gratuito da receita nao consegui fazer isso.
Quando mando gerar os totais no programa, o valor do ICMS nao esta saindo.

Desculpe se ficou um pouco confuso, pois como te falei, so faco o que o contador mandou fazer.
Dai hoje leve meu note la nele pra ver se ele me ensinava a fazer a mesma coisa na nota eletronica, as ele tb nao conseguiu...

Poderia me ajudar ?

Att

JOAO LUCIO CARVALHO JUNIOR

Joao Lucio Carvalho Junior

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 31 dezembro 2013 | 13:08

Ele realmente não vai conseguir emitir uma NF de entrada com valor de ICMS a recolher. Só se for ICMS-ST ...

E essa CFOP acredito que o ideal seria 1949, e não colocar seus dados pessoais e sim os da sua empresa.

Vou fazer uma consulta junto a um amigo que é coordenador da SUTRI e te dou um retorno no início do ano.

Att,

João Lúcio Carvalho Jr.

Tamires Barbosa de Souza

Tamires Barbosa de Souza

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 8 maio 2014 | 09:16

Olá, bom dia!

Estou com uma dúvida em como emitir uma NF-e de pessoa física para pessoa jurídica. A situação é a seguinte:
Meu cliente comprou pela internet (em seu nome, pessoa física) uma impressora fiscal, porém para tirar o lacre é necessário ter a NF-e em nome da empresa, já verifiquei que é só emitir uma NF-e no nome dele transferindo a mercadoria para a empresa, minha dúvida é a seguinte: na NF-e os CFOPs são 5.102 e 5.405, vou dar entrada com 1.102 e 1.407, qual o CST tenho que utilizar?

Aguardo, desde já agradeço!
Tamires

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.