x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 9

acessos 4.476

Lucro Presumido Comercio - Ajuda Socorro!!!!!

Talita da Silva Ramos

Talita da Silva Ramos

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2014 | 14:46

Boa Tarde, pessoal, estou agora trabalhando na área fiscal e estou com um grande problema ate hj todas as empresas que eu faço são todas do Simples, só que no ultimo mês(DEZEMBRO) uma empresa comercio de roupas "estourou" e a partir de agora ela virou Lucro Presumido.

Eu não sei nadinha de nada como funciona Lucro Presumido.

Continuo lançando as notas no Alterdata, tanto de entrada de saída, ECF ????

Quais os impostos que preciso emitir? Será mensal?

Como faço o calculo?

Precisamos emitir declarações?

Escrituração continua?

Desculpa tantas perguntas é que pesquisei pesquisei e não entendi nada .

Muito Obrigado.

Att,

Desesperada Talita

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2014 | 14:58

Talita,

Empresas tributadas pelo sistema de lucro presumido obedecerão as seguintes alíquotas dos respectivos tributos:

COFINS: 3,00% do faturamento bruto mensal;
PIS: 0,65% do faturamento bruto mensal;
IRPJ: Indústria e Comércio - 1,20% do faturamento bruto trimestral;
CSLL: Indústria e Comércio - 1,08% do faturamento bruto trimestral;

Adicional de IRPJ: Conforme o artigo 4º da Lei 9.430/96, a parcela de lucro real, presumido ou arbitrado que exceder o valor resultante da multiplicação de R$ 20.000,00 pelo número de meses do respectivo período de apuração se sujeita à incidência de adicional de imposto de renda a alíquota de 10%.

Além é claro dos impostos incidentes sobre a folha de pagamento.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Mayara Cristina Thome de Souza

Mayara Cristina Thome de Souza

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar
há 10 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2014 | 15:00

Olá Talita!

Bom empresa Lucro Presumido, terá imposto como ICMS / IPI / PIS / COFINS, além disto ela entrara no SPED.

A apuração funciona da seguinte forma: Se o lucro for de r$5.000,00 os impostos serão apurados [b sobre o lucro de r$5.000,00.

A partir de agora, eles terão de emitir as NFs com todos os impostos destacados, e quando você for apurar os impostos, devera laçar tudo com imposto tanto para as compras e vendas (acho que no caso é Revenda né?!)

As unicas operações que ficaram sem impostos, será a compra de uso e consumo e dependendo de imobilizado

Ismael Lima

Ismael Lima

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2014 | 15:03

Muito Fácil, só não é mais fácil do que o Simples Nacional, rs

Depois me manda um email que eu vou te passar uma tabela, que é só jogar o faturamento e ele já calcula os impostos pra você.
@Oculto

Ismael Lima
Técnico Contábil
Cva Contabilidade .
KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2014 | 16:44

Talita,

No Lucro Presumido a tributação é feita por regime cumulativo, mais popularmente falando, não há na maioria das vezes aproveitamento de crédito pelas entradas.

Sendo assim a tributação é feita pelas vendas (saídas).

Deverá ser visto se o produto vendido é tributado ou se tem Substituição Tributária.

Porém normalmente como já mencionei, os valores são calculados pelas vendas.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.