x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 2.110

Alguém sabe se uma empresa com a inscrição estadual cassada

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 10 janeiro 2014 | 10:53

Caro Nelson Pedrozo da Silva Junior

A legislação que trata a respeito da inatividade presumida é a Portaria CAT-95/06, que vc pode achar na integra no site:

http://www.fazenda.sp.gov.br/publicacao/noticia.aspx?id=469

Porem, se uma empresa está com a Incr. est. cassada, está impedida de exercer as atividades, nesse caso terá de tentar restabelecer a inscrição ou fechar a empresa. Deixar um CNPJ "aberto" tras certas obrigações aos sócios e pode trazer transtornos se quizer abrir nova empresa.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
Valdir Rocha dos Santos

Valdir Rocha dos Santos

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 13 janeiro 2014 | 11:57

Bom dia, Nelson

Poderia informar qual prejuízo se dá ao sócio??

Tenho um cliente que abriu a empresa em 2005 e não entregou nenhuma obrigação.
Se a empresa for cassada, ele terá ainda que entregar as obrigações, ou apenas encerra-la.
E quanto ao cpf do sócio, qual problema pode causar?

Grato

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 13 janeiro 2014 | 14:29

Caro Valdir Rocha dos Santos

Entendo que a cassação da empresa não isenta das obrigações acessórias e essas obrigações tem multas pela falta de entrega. Quanto ao sócio, comentei de transtornos, não problemas, como por exemplo se ele quiser abrir outra empresa, vai constar uma ainda aberta e ele pode ter dificuldade para ser ME ou optar pelo Simples Nacional.

Não acho correto ficar com uma empresa "aberta" se não pode usar (no caso de cassada). Minha OPNIÃO.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
Valdir Rocha dos Santos

Valdir Rocha dos Santos

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 13 janeiro 2014 | 14:55

Obrigado Reinaldo pela resposta!!
Me desculpe, era pra vc que eu estava direcionando a pergunta, porém troquei os nomes.
Quando me referí a ter problemas com o CPF foi em relação a abrir conta em banco, comprar mercadorias, etc...como pessoa física.

Grato

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 13 janeiro 2014 | 16:07

Caro Valdir Rocha dos Santos

Sem problemas, deu para perceber.

Outro detalhe que lembrei agora, não se esqueça que todo proprietário, sócio ou cooperado está obrigado a entregar a Declaração de Ajuste Anul do Imposto de Renda Pessoa Física, acredito que se não entregar essas declarações possa ter problemas com o CPF.

Abraço


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.