x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 7.935

Entrada de Combustíveis

Bruno Delolo

Bruno Delolo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 22 janeiro 2014 | 08:17

Boa dia nobres colegas, espero que possam me ajudar com uma duvida.

Minha pergunta é bem simples referente à entrada de combustíveis, minha empresa é indústria e temos caminhões que são usados na entrega de produção do estabelecimento o óleo diesel que compramos para o caminhão damos entrada pelo cfop 1.653 se creditando do Icms, pis, cofins, .

Porem nas compras de gasolina combustível usado pelos carros da administração uso na entrada o cfop 1.653 também porem sem direito aos créditos.

Pergunto é correto dar entrada usando o cfop 1.653 na entrada da gasolina?

Agradeço a todos,.

Grato,

Bruno Delolo.
Tiane Verneck

Tiane Verneck

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 22 janeiro 2014 | 18:19

Bruno Delolo,
O CFOP , nos termos que você explicou, é usado na entrada para consumo da empresa, sendo assim é correto usar o CFOP 1653 ou 2653 - Compra de combustível ou lubrificante, a ser consumidos em processo de industrialização de outros produtos, na produção rural, na prestação de serviço ou por usuário final.

Espero ter ajudado.

Bruno Delolo

Bruno Delolo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 23 janeiro 2014 | 08:18

Tiane Verneck, Bom dia e obrigado pela sua resposta.

É realmente desta forma que eu entendo, combustíveis independentemente de serem usados no processo ou não devem ser usados os cfop 1.653 ou 2.653.

Só compartilhando minha situação, minha empresa trabalha com um escritório que pediu para a pessoa que da entrada nas notas para jogar a gasolina dos carros da ADM com cfop 1.407, somente para poder separar do óleo diesel dos caminhões, e eu vejo erro nesta operação. Pois a gasolina nem mesmo é S.T. e a descrição do próprio cfop 1.653 diz claramente usuário final que é o caso dos carros da ADM.

Mais uma vez obrigado, fique à-vontade se quiser comentar.

Att,.

Grato,

Bruno Delolo.
Tiane Verneck

Tiane Verneck

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 23 janeiro 2014 | 08:55

Eu concordo com você o CFOP 1653 é muito claro e não deixa dúvidas nas sua descrição, nos cabe, apenas, orientar nossos clientes e/ou procurar alternativas.
O sistema em que trabalho, me oferece muitas alternativas, talvez o seu tenha algo parecido que vale apena ser utilizado, quando eu lanço uma NF além de inserir o CFOP da gasolina, por exemplo, tenho que informar um "acumulador", neste acumulador estão varias informações sobre a compra/venda, no CFOP 1653 eu seleciono o Acumulador "compra de combustíveis" eu poderia criar outro acumulador, talvez, " compra de óleo diesel para caminhões" assim haveria a separação que o cliente quer sem haver confusões com CFOP.

Mateus Belluomini

Mateus Belluomini

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 23 janeiro 2014 | 09:01

Bruno, só por dúvidas, sua empresa tem controle de CUSTOS ?

Abraços.

Atenciosamente,

Mateus Belluomini
CRC 1SP315160/O-2
“Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida" (Sócrates)
Bruno Delolo

Bruno Delolo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 23 janeiro 2014 | 11:30

Mateus Belluomini

Na minha empresa não tem um departamento de custos, não sei se respondi sua pergunta, existe uma separação parecido com a que Tiane comentou, porem não me parece muito eficiente por estar com esses problemas ou o pessoal não sabe usar, que não justifica em fazer um lançamento errado só para facilitar em um ponto e errar em outro, trabalhei em um empresa que utilizava centro de custos era muito bom e não tinha problemas na separação de uma coisa ou de outra, talvez é o que esteja faltando por aqui.

Muito obrigado, pela atenção

Att,.

Grato,

Bruno Delolo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.