oi, Fizemos uma venda para pessoa fisica, porém esse em desacordo com o pedido quis devolver o item comprado.Neste caso a propria empresa emite nota fiscal de entrada.
Minha duvida é: Como É pessoa fisica devo pedir que o cliente coloque na nota a ser devolvida o motivo da devolução e assine, e tenho que arquivar essa nota?
Quando emitimos notas de devolução para pessoa juridica, que por algum motivo não aceita e devolve com a propria nota que emitimos, eles sempre colocam o motivo e assinam e carimbam para que posamos nos mesmos emitir a de entrada novamente. até ai concordo pois são contribuites e devem emitir a nota devolução, porém se devolveram com a nossa propria nota, deve ser por algum erro nosso mesmo e no caso nem deu entrada no sistema dele. Esse procedimento deve ser feito para pessoa fisica tb..ou não precisa por ser PF.
Com o antigo contador quando era pessoa fisica não pediamos essa nota assinada do cliente, agora o novo contador da empresa , diz que somos obrigados a guardar a solicitação de devolução do cliente mesmo que seja PF. Acho estranho pois a pessoa fisica não tem nota a empresa tem que fazer a nota de entrada de qualquer maneira, já que o combinado e poder devolver em até 45 dias ou 30. Ele disse que se não tivermos o pedido de devolução podemos ser autuados. será?
Outra duvida, é: Se há um tempo determinado para isso...o diretor da empresa autorizou a devolução, de um item comprado há 3 meses atras,posso emitir a nota de devolução? há um tempo determinado para isso? neste caso mesmo sendo pessoa fisica devo solicitar a nota com o pedido de devolução por escrito?
Qual a base legal??
Obrigada.