x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 6.867

Emissão Nota de Devolução Pessoa Física

Luma

Luma

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 3 fevereiro 2014 | 14:33

Prezados,

Um produtor rural pessoa física que possui inscrição estadual comprou alguns produtos. No entanto, um desses produtos veio incorreto e agora este produtor precisa fazer uma devolução parcial referente a nota de venda.
O mesmo ainda não é obrigado a ter escrituração fiscal e tem apenas um bloco de notas de simples remessa de produtor rural.

Como devo fazer essa nota de devolução??

Alguém pode me ajudar?

Obrigada

Diego Rech

Diego Rech

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 3 fevereiro 2014 | 14:49

Na Legislação aqui do RS, o produtor pode emitir uma nota do próprio talão, enquanto a referida empresa ao receber esta NFP, emitirá uma DANFE referenciando a NFP.

Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 13 junho 2014 | 14:37

oi, Fizemos uma venda para pessoa fisica, porém esse em desacordo com o pedido quis devolver o item comprado.Neste caso a propria empresa emite nota fiscal de entrada.
Minha duvida é: Como É pessoa fisica devo pedir que o cliente coloque na nota a ser devolvida o motivo da devolução e assine, e tenho que arquivar essa nota?
Quando emitimos notas de devolução para pessoa juridica, que por algum motivo não aceita e devolve com a propria nota que emitimos, eles sempre colocam o motivo e assinam e carimbam para que posamos nos mesmos emitir a de entrada novamente. até ai concordo pois são contribuites e devem emitir a nota devolução, porém se devolveram com a nossa propria nota, deve ser por algum erro nosso mesmo e no caso nem deu entrada no sistema dele. Esse procedimento deve ser feito para pessoa fisica tb..ou não precisa por ser PF.
Com o antigo contador quando era pessoa fisica não pediamos essa nota assinada do cliente, agora o novo contador da empresa , diz que somos obrigados a guardar a solicitação de devolução do cliente mesmo que seja PF. Acho estranho pois a pessoa fisica não tem nota a empresa tem que fazer a nota de entrada de qualquer maneira, já que o combinado e poder devolver em até 45 dias ou 30. Ele disse que se não tivermos o pedido de devolução podemos ser autuados. será?
Outra duvida, é: Se há um tempo determinado para isso...o diretor da empresa autorizou a devolução, de um item comprado há 3 meses atras,posso emitir a nota de devolução? há um tempo determinado para isso? neste caso mesmo sendo pessoa fisica devo solicitar a nota com o pedido de devolução por escrito?
Qual a base legal??
Obrigada.

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.