x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 5.312

Diferencial de Alíquota para Mármore entre SP e MG.

Eliabe Júnior Daniel

Eliabe Júnior Daniel

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 4 fevereiro 2014 | 14:23

Boa tarde.

Uma empresa cliente, optante do SN compra Mármore e Granito de MG para revender em SP.

Na verificação da alíquota interna para saber se é devido o diferencial da alíquota, me deparei com um problema.

O art. 54 do RICMS/SP diz que os produtos nele mencionados terão a alíquota de 12%.

Nesse artigo, eu encontro:
(...)
IV - pedra e areia, no tocante às saídas;

Ocorre que os artigos que tratam das alíquotas (52 ao 56) em nenhum momento citam as palavras Mármore ou Granito. Tanto granito como mármore, ou britada são tipos de pedras.

Sendo assim, por o regulamento não ser explícito, eu considero Mármore e Granito como 12% em virtude do inciso IV do art 54, ou considero como 18% por causa da falta de clareza?

Em resumo, só preciso saber a alíquota interna de Mármore Granito,

Os NCM's são:

2515.12.10 --> Mármore bruto
2516.11.00 --> Granito bruto
2516.12.00 --> Granito cortado em placa ou blobo

6802.21.00 --> Mármore tratado
6802.23.00 --> Granito tratado


Desde já, grato.







Eliabe Júnior
Técnico em contabilidade
[email protected]
Franca/SP
Eliabe Júnior Daniel

Eliabe Júnior Daniel

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 4 fevereiro 2014 | 15:12

Obrigado, Evandro.

Mas nesse caso por a empresa ser optante do S.N. esses 6% que ela ficará obrigada a pagar ficarão perdidos já que o ICMS dela é cumulativo. É isso, ou existe alguma forma de recuperar esse valor.


Só a título de comentário, imagine comigo: O produto é adquirido a 12%, a empresa paga 6% de diferencial, e se fosse RPA pagaria depois na saída 12%, ou seja, os outros 6% ficariam de crédito para alguma outra saída.

Eliabe Júnior
Técnico em contabilidade
[email protected]
Franca/SP
Evandro Ogeda São Martin

Evandro Ogeda São Martin

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 10 anos Terça-Feira | 4 fevereiro 2014 | 15:36

Eliabe,

Sim, este imposto é perdido.
Alguém pode me corrigir, mas nunca ouvi falar do ressarcimento do imposto recolhido desta maneira (diferencial de alíquotas SN).
No segundo ponto que você observou (empresa RPA), não existirá o diferencial de alíquotas se ela revender a mercadoria, ou seja, comprará a 12% (crédito) e venderá a 12% (débito).


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.