x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 474

ICMS para ME Simples Nacional

Rafael Martins

Rafael Martins

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Financeiro
há 10 anos Quinta-Feira | 6 fevereiro 2014 | 17:09

Boa tarde,
Amigos, preciso de uma ajuda de vocês.
Tenho uma empresa que é ME e é optante pelo simples nacional.
A questão é que vendo mercadorias da informática para todo Brasil, e recebi notificações da Sefaz do Rio Grande do Sul para pagar imposto que não foi pago.
Eu queria saber como que faço para consultar e pagar o ICMS para não ter estas multas. Eu compro e vendo a mercadoria, então não há incidência de IPI. Então o imposto que tenho que pagar é o ICMS, que tem como fato gerador a circulação da mercadoria interestadual.
Quero saber como faço para achar a % do ICMS a recolher, se tenho que destacar na nota fiscal ou não. Se na nota fiscal tiver o frete, o valor total da nota será a Base de Calculo ou apenas as mercadorias sem o frete.
Segue abaixo alguns NCMS:
84433232
48219000
Obrigado desde já pela atenção de todos vocês.

Lucas Santana Costa

Lucas Santana Costa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 7 fevereiro 2014 | 12:32

Rafael,

O que você paga não é o ICMS normal e sim o de substituição tributária não acobertado pela LC 123/06. Você terá que verificar em quais Estados possuem protocolos assinados com o seu e a partir daí verificar o montante a ser recolhido no momento da saída da mercadoria.

Lucas Santana Costa
Corporate Tax Advisor
& Tax Solution
Skype: lucassantana26

"As informações contidas nesta mensagem não produzem os efeitos do processo de consulta tributária"
Site: https://www.liberpatrimonii.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.