x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 698

Calculo ICMS ST

Larissa Campos Souza

Larissa Campos Souza

Iniciante DIVISÃO 2, Assessor(a) Compras
há 10 anos Quarta-Feira | 12 fevereiro 2014 | 14:13

Olá, trabalho em um comércio de materiais para construção, e estamos fazendo o lançamento das notas fiscais no nosso sistema atualizando os produtos que tem substituição.
Como do mesmo fornecedor temos produtos com diferentes ICM substituição, eu gostaria de saber como, a partir da NF, consigo saber qual a porcentagem de cada ICM substituição, como a base é calculada e como eu divido em cada produto.
Obrigada

Temos Produtos que recebemos de dentro e fora do estado.

OBS: Talvez essa pergunta já tenha sido respondida em outro tópico, mas preciso de uma resposta mais específica.

Larissa Campos Souza
Willians Max Teixeira

Willians Max Teixeira

Bronze DIVISÃO 4, Gerente C.P.D.
há 10 anos Quinta-Feira | 13 fevereiro 2014 | 09:06

Larissa Bom dia

Eu respondi algo similar em outro tópico (https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/126744/consulta-ncm/) mas coloco abaixo a resposta:

Existem duas formas:
1 - Contratar algum serviço especializado nesse assunto (existem vários que passam todas as informações);
2 - Consultar o SEFAZ ou a Secretaria da Fazenda.

Para consultar novos NCM's minha rotina é:
1 - Consultar a tabela TIPI para verificar se há IPI (a tabela se encontra no site da Receita Federal);
2 - Consultar o site da secretaria da fazenda. Uma dica aqui seria começar pela Portaria CAT-16 de 23/01/2009 (SP) , que é onde encontrará os protocolos referentes ao NCM.

Como deve ter visto quem dá a pista inicial se tem ICMS-ST ou não é o código NCM. Acima coloquei a portaria referente ao RICMS/SP (minha localização), mas entrando no site da Secretaria da Fazenda do PR ou do SEFAZ conseguirá ter a informação.

Espero ter ajudado!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.