x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 843

substituto tributario

KAREN PINHEIRO

Karen Pinheiro

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 12 fevereiro 2014 | 17:18

Sou atacadista e quando compro mercadorias a ST vem retida pelo fornecedor, se minha empresa obter a inscrição de substituto tributario devera os meus fornecedores emitirem a nota fiscal sem a retenção? Neste caso so pagarei a substituição tributaria no momento em que for vendida as mercadorias? Não pagarei no ato ? pagarei mensalmente?

Cledivaldo Souza

Cledivaldo Souza

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 12 fevereiro 2014 | 23:09

Temos uma indústria que fabrica Caixas d,água de fibras, produto que se consta no Anexo I do ICMS/BA, ou seja sujeito a substituição tributária. Ele compra a matéria prima e fabrica aqui na Bahia e venderá para uma empresa comercial também aqui do Estado . Alguém poderia me dar um exemplo dos cálculos:

MVA, alíquota de crédito, alíquota de débito. E quaisquer outros procedimentos relativo a isto. Ficarei muito grato.

Douglas do Amaral de Souza

Douglas do Amaral de Souza

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 12 fevereiro 2014 | 23:49

Boa noite

Denomina-se substituto tributário ou sujeito passivo por ST o contribuiente eleito como responsável pela retençao e recolhimento do ICMS.

Na empresa onde trabalho geralmente é fornecedor que faz a retenção do imposto, alguns casos quanto o imposto não é retido o pagamento é feito atráves de uma GNRE mas não é mensalmente.

ICMS devido na substituição tributária deverá ser pago nas formas e prazos previstos no Regulamento do ICMS do seu estado.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.