x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 2.725

Faturamento imobiliaria

paula maestrello araujo camargos

Paula Maestrello Araujo Camargos

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 10 anos Sábado | 15 fevereiro 2014 | 09:20

Bom dia.

Tem uma imobiliária que presta serviço de administração de condomínios e também subloca alguns imóveis.

Para os condomínios ela emite NF de serviços, agora fiquei com dúvida em relação as sublocações, como ela faz? Pois é sublocado para Pf.

Emite NF também?pois precisa justificar o faturamento.

Obrigada!

Paula Maestrello.
Contadora
Evandro Ogeda São Martin

Evandro Ogeda São Martin

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 10 anos Sábado | 15 fevereiro 2014 | 11:40

Paula,

A sublocação também entende-se como locação (aluguel do imóvel já alugado para terceiros), está fora da incidência de ISS, o item 3.01 (Locação) foi vetado pelo Presidente Lula naquela ocasião em 2003.
Se não há que se falar em ISS para a operação, logo, a emissão de nota fiscal de serviços para acobertar a locação é ilegal.

O correto para esta operação é a emissão de recibo simples.

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 17 fevereiro 2014 | 10:40

Cara Paula Maestrello Araujo Camargos

O termo que vc usou no seu questionamento me gerou uma dúvida...

também subloca alguns imóveis


Essa imobiliária loca para sí os imóveis e depois loca novamente a tercerios? Ou a imobiliária administra a locação de imóveis de terceiros?


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
Evandro Ogeda São Martin

Evandro Ogeda São Martin

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 17 fevereiro 2014 | 11:49

Reinaldo,

Não sei se é o caso da nossa amiga Paula, mas já está virando pratica comum alugar um imóvel e depois alugar para um terceiro, e é exatamente isto que as Imobiliarias hoje em dia estão fazendo, isto tudo com o aval do próprio proprietário, além dos serviços de imobiliário (comissões) a imobiliária acaba ganhando este novo pagamento mensalmente do inquilino.

Abs

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.