x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 5.497

Levantamento de Estoque Fisico divergente do Estoque Contabi

NILSON BRISSON DA COSTA

Nilson Brisson da Costa

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sábado | 15 fevereiro 2014 | 20:11

gostaria de ajuda pois me deparei com a seguinte situação de um cliente: Ele fez a contagem de Estoque para fechamento de Balanço de final de ano e constatou que o seu estoque fisico estava muito menor que o seu estoque contabil. O que fazer para ajustar essa situação dentro da Contabilidade?

Francisco G Freitas

Francisco G Freitas

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sábado | 15 fevereiro 2014 | 23:06

É um caso aparentemente anormal, mas na realidade brasileira isto acontece frequentemente, neste caso meu ponto de vista seria fazer um reajuste contábil. Procurar saber o que ocasionou o problema. Dependendo do ramo de atividade e do tipo de apuração a situação pode agravar-se.

Olhe este material que encontrei...

pt.slideshare.net

NILSON BRISSON DA COSTA

Nilson Brisson da Costa

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Domingo | 16 fevereiro 2014 | 12:33

Obrigado amigo o material me ajudou a entender o que pode ter causado o problema mas também me levou a levantar a seguinte hipótese: Se o cliente deixou de emitir nf também pode ter causado a diferença, e nesse caso qual seria a solução?

JOAO LUCIO CARVALHO JUNIOR

Joao Lucio Carvalho Junior

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 10 anos Domingo | 16 fevereiro 2014 | 15:22

Isso mesmo, Aparecida.

Prezados amigos que vinham participando da discussão: o lançamento contábil de reajuste do estoque é fácil de se fazer, mas não adianta faze-lo caso as diferenças de estoque sejam provenientes de falhas no processo de controle das mercadorias. O fisco estadual pode com informações das NF-es, TDMs, SINTEGRAs e ou SPEDs Fiscais apontar as diferenças de estoque e autuar a empresa. E esse levantamento quantitativo é muito fácil de se fazer tendo as informações em mãos. E nesse caso o lançamento contábil para mascarar a diferença poderia ser entendido como sendo feito de má fé por parte do contribuinte e seu contador, e ae? Como ficariam ambos nessa situação ?

Nilson, seu cliente tem que lhe dar uma explicação sobre as diferenças de estoques, e assumir a responsabilidade caso tenha tentado burlar a legislação ou você pode ser responsabilizado depois. Caso ele diga que apenas não conseguiu controlar adequadamente os estoques, sugiro que apenas declare a contagem dele e ajuste a conta contábil do estoque mas tente fazer de uma forma a não se comprometer com o fisco caso ele entenda que a empresa sonegou os tributos e que você tento mascarar contabilmente os estoques do seu cliente.

Att,

João Lúcio Carvalho Jr.

NILSON BRISSON DA COSTA

Nilson Brisson da Costa

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 17 fevereiro 2014 | 06:35

Obrigado João Lúcio pela orientação vou fazer uma conversa com o cliente e solicitar dele um relatório de contagem física do Estoque e a partir desse relatório assinado pelo responsável da empresa, ai sim farei os ajustes na conta contábil.

Francisco G Freitas

Francisco G Freitas

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 17 fevereiro 2014 | 17:04

A posição se tratando de diferença devido não ter emitido nf é um caso que deve ser resolvido pelo método de João Lucio, pois o fisco pode ficar de olho e pelas indagações a empresa tem controle, nfe sped/efd, então não cometer erros ou falhas... Nada de driblar informações.... o Empresário também deve saber de sua competência e suas responsabilidades, caso contrario só quem se prejudica é o contador, ......

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.