x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 1.157

Nota Fiscal de Venda a Consumidor

Ledson Tales da Penha Pinheiro

Ledson Tales da Penha Pinheiro

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Domingo | 16 fevereiro 2014 | 18:49

Queridos boa noite!

Tenho uma dúvida cruel em relação a nota fiscal de venda a consumidor, uma vez que a empresa que eu trabalho possui filiais nos mais diversos estados do país, e em cada legislação os textos possuem diferenças consideráveis em relação ao assunto.

Em relação a mercadoria para consumo próprio pela pessoa jurídica, a transação pode ser acobertada pela nota fiscal de venda ao consumidor? Vou mais além, e podemos efetuar este pagamento a prazo?

Vejamos um exemplo clássico que acontece na empresa que trabalho, uma padaria fornece o desjejum diariamente, onde um de nosso colaboradores busca os alimentos, e no fim do mês o proprietário emite apenas uma nota fiscal de venda ao consumidor totalizando a venda do mês, e efetuamos este pagamento via depósito, visto que acumulado o valor é alto.

Gostaria da opinião fundamentada de vocês, para proceder com as melhores práticas,

Desde já agradeço a cada um que se dispuser,

Abraços,

Natã Naum Pires

Natã Naum Pires

Prata DIVISÃO 1, Gerente Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 19 fevereiro 2014 | 16:14

Ledson, onde trabalho (unidade logística...rs) não aceitamos Nota Fiscal de Venda a consumidor, pois ela tem a mesma equivalência que o Cupom Fiscal.
Acredito que vocês não aceitam cupom fiscal, logo não deveria aceitar Nota de Venda a consumidor final.

Ledson Tales da Penha Pinheiro

Ledson Tales da Penha Pinheiro

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 20 fevereiro 2014 | 01:12

Natã, que honra!

Aqui existem poucos casos, mas que venho tentando combater, contudo no interior este processo caminha a passos mais lentos, para novos fornecedores recuso o recebimento, porém para que já existiam antes de mim estou tratando caso a caso fundamentado na legislação estadual de onde o mesmo está instalado.

Valeu o apoio meu irmão!

Abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.