x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 96

acessos 206.420

Vagner

Vagner

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar
há 12 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 16:51

não, eu sou empresa de prestadora de serviços, tenho uns pneus velhos e quero vender essa sucata para uma empresa especializada, é obrigado emiitir nota fiscal?

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 16:59

O procedimento é como qualquer outro.
Trata-se de uma receita não-operacional para sua empresa.
Mas deve ser emitida a nota fiscal normalmente.

CFOP 5949 para operações internas e 6949 para externas...

Att.
Ricardo.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 08:13

Bom dia!

Este assunto está bem explicado na página 1 deste tópico, só quero alertar que não se pode emitir nota fiscal série D-1 para venda de sucatas, deve ser utilizado Nota Fiscal Modelo 1, 1A ou 55, para que possa ser preenchida corretamente com CFOP, dados da empresa e tributação.

Empresas prestadoras de serviços que não tem atividade de comércio, podem ter sucadas de material de consumo, neste caso a empresa que comprar esta sucata irá emitir nota fiscal de entrada para esta compra.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 08:18

Sim Gilberto,

e se for só prestação de serviços, nem inscrição estadual terá...
Não ficou bem clara a questão no início, mas pareceu que a venda seria para consumidor final.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 08:47

Ele quis dizer que é um consumidor final, ele adquiriu para consumo e ficou sucateado e vai vender a sucata.

O consumidor pessoa física ou não contribuinte que for efetuar a venda de sucata ou imobilizado, fica sobre responsabilidade do comprador pessoa jurídica emitir a nota fiscal de entrada.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 15:42

Na verdade esta nota fiscal de entradas serve para o Comprador dar entrada no seu livro de Registro de Entradas, mas aí você pode contabilizar por uma via desta nota fiscal.

No seu caso como receitas, outras receitas não operaçionais, veja na pagina 1 do tópico.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Heliane Silva

Heliane Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 11 anos Terça-Feira | 9 outubro 2012 | 10:54

Uma industria optante pelo Simples Nacional adquiri sucatas (residuos de plasticos) de pessoa fisica, não obrigado a emitir nota fiscal.
Na entrada desta mercadoria no estabelecimento industrial, fica a empresa optante pelo Simples Nacional obrigada a emitir nota de entrada.
Como fica o recolhimento do imposto, como calcular?
Qual a base legal para calculo do imposto?

Obrigada!

Marilia Rafaela Queiroz Amaral

Marilia Rafaela Queiroz Amaral

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 11 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2013 | 16:08

Boa tarde a todos,

Estou precisando de ajuda em relação ao entendimento de aquisições para revenda de sucatas.

Empresa simples nacional compra de outro estado sucatas para revenda, sendo que o fornecedor enviou a nota fiscal com o devido destaque de ICMS, resumindo tudo certo.

Em relação ao ICMS a empresa simples nacional deverá recolher a diferenças entre as aliquotas " Carga tributária"?

Desde de ja agradeço pela atenção.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2013 | 14:10

Olá Marília, boa tarde!

Na aquisição das sucatas a empresa tem que classificar pela destinação à ser utilizada na empresa: revenda ou matéria prima.

Pois esta mercadoria é sucata para quem vende somente, e se torna matéria prima ou mercadoria para quem irá utilizá-la.

Com isso a classificação fiscal na entrada é a mesma das mercadorias normais para revenda ou de matéria prima.

Com isso deve recolher o diferencial de alíquotas em casos de aquisição de fora do Estado com ICMS de alíquota menor.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2013 | 14:23


Gilberto e Marília,

tenho cliente que trabalha com sucatas. Ele compra nas empresas (como sucata) e compacta para revenda.
Ou seja, é mercadoria normal para revenda.
Se ele fosse uma indústria de transformação desta mercadoria, seria industrialização para revenda.
Logo, tributação normal.

Att.
Ricardo.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2013 | 15:01

Olá Ricardo, é exatamente o que eu disse, a mercadoria só é considerada sucata para quem a descarta, quem a compra e vai utilizar é desta forma que falamos.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Jose Carlos de Oliveira

Jose Carlos de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 21 janeiro 2013 | 13:31

Olá Ricardo A Borges, pelo que eu faço aqui em sp, tenho dois clientes que são comercio de sucatas metálicas, e aqui o Estado colocou todas essas empresa a emitirem a NF-e, portanto pelo menos aqui em São paulo a comercialização é via nota fiscal eletronica, no ramo de sucatas de ferro, aluminios, metais, cobres, de plásticos; se tratou de sucatas as empresas devem emitir nota fiscal eletronicas, e qto a nf mod 2, não sei se é possível, mas é bom se ter uma consulta na secretaria da fazenda estadual. aqui os meus clientes todos emitem nf-e.
Obrigado, se ajudei um pouco.

Zuleide dos Santos

Zuleide dos Santos

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 11 anos Sábado | 3 agosto 2013 | 19:06

Boa noite amigos,preciso da ajuda de vocês.

É o seguinte trabalho em uma distribuidora de autopecas e temos muitas empresas de ônibus como cliente e gostaríamos de ser uma ponte entre esses clientes que gera bastante sucata e a industria que tem interesse de recuperar essa sucata,então gostaria de saber se teria destaque de imposto quando o cliente emitir a Nota para a distribuidora e qual CFOP e como poderíamos repassar essa sucata para nosso fornecedor que fica em outros estados.

Obs.: Nesta operação não haverá nenhum ganho por parte da distribuidora.

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 12 agosto 2013 | 10:44

Zuleide dos Santos,

será só transferência ou venda?
Precisamos de mais detalhes desta futura operação a ser realizada.

Att.
Ricardo.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Zuleide dos Santos

Zuleide dos Santos

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 11 anos Segunda-Feira | 12 agosto 2013 | 21:42

Ricardo,

Seria só de transferência, minha empresa que é uma distribuidora de autopeças,não terá nenhum tipo de ganho com esta operação,pois nosso interesse é apenas facilitar para a fabrica a recuperação desta sucata,isso também envolve uma questão ambiental.

Farley G Scarpa

Farley G Scarpa

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 10 anos Sábado | 29 março 2014 | 14:30

Boa tarde a todos!

Estou localizado em MG, e estou iniciando as atividades de um cliente, que trabalhará com comercialização de peças de automóveis usadas. Ele compraria veículos em leilões, faria o processo de desmonte, pra verificar as peças que ele poderia trabalhar. O que não fosse aproveitado ele venderia para sucata. O que for aproveitado venderia como peças usadas. O enquadramento da empresa é Simples Nacional.

Verifiquei que em SP existe uma legislação específica, mas não consegui achar nada para MG.

A minha dúvida principal está no procedimento de entrada de mercadoria no estoque. O que entra é veículo, e o que sai são peças. Como seria feito este procedimento?

Com relação à tributação federal é a normal às empresas optante pelo Simples ou tem alguma particularidade?

Com relação à tributação estadual, como funciona? Os veículos normalmente são comprados em SP e as peças são vendidas apenas para MG.

Farley Scarpa.

----------------------------------------------------
Farley Scarpa
CODESPA - Contabilidade Ltda
(35)3361-2328
[email protected]
RONALD JEFFERSON DE CASTRO

Ronald Jefferson de Castro

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 10 anos Terça-Feira | 17 junho 2014 | 14:23

Boa tarde Colegas!

Gostaria da ajuda de vocês! Tenho algumas notas ficais de compra de veiculo sucata, a atividade da empresa é Comercio de peças usadas, gostaria de saber como lançar a entrada dessas notas, algumas foram compradas em nome da pessoa física e outras já na pessoa jurídica. A empresa é optante do simples nacional. Qual NCM e CFOP usar? seria CFOP 1102? Tem algum destaque especial? Os veiculos foram adquiridos no estado de SP e serão revendidas as peças no mesmo estado. Obrigado!

Página 3 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.