x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 880

Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 21 fevereiro 2014 | 09:23

Bom dia!

Temos três fornecedores de um mesmo produto, Revestimento em couro (revestem o banco do veiculo), porém a nota fiscal deles são tributadas de maneira diferentes. Será correto?

O fornecedor “A”
Atividade é: Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores. Eles usam na nota a ncm 41071220 - Couros e peles inteiros: Divididos, com o lado flor - Outros couros e peles de bovinos (incluindo os búfalos), essa ncm é tributada normalmente.

O fornecedor “X” ..
Atividade é: Fabricação de artefatos de tapeçaria...a ncm que esta cadastrada é 42010090 – Obras de couro;artigos de correeiro ou de de seleiro;artigos de viagem, bolsa e artefatos semelhantes;obras de tripa.... , vem destacado o ICMS com base de calculo reduzida de 61,10% CONF DECRETO 57996 DE 23/04/2012...

Já o fornecedor “Y” ,
Atividade: Comercio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores... NCM: que esta cadastrada é 94012000 - Assentos e partes de assentos, neste caso tem substituição tributaria conf. Protocolo 41/2008.

Porque eles usam ncm diferentes..Neste caso, as ncm tem algo a ver com atividade de cada um deles? Será que alguma delas esta errada? Qual seria a correta?

No caso minha empresa é comercio de veiculos e peças, quando eu compro da empresa X, sendo que minha empresa Comercio de veículos ( CNAE:45111101) posso aproveitar dos creditos de ICMS, e quando vender tributar alíquota de 18% , ou deve vender utilizando a ncm como da empresa Y, do protocolo 41 devido atividade da empresa?

Quando compro da empresa A e Y mesmo eles utilizando outra ncm, posso aceitar a nota e dar entrada no meu sistema com a NCM que no meu entendimento e a correta, que seria a 94012000?

Qual o entendimento de vcs quanto a isso, pode me auxiliar por favor..
Obrigada

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
Thalles Von Rondon

Thalles Von Rondon

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 21 fevereiro 2014 | 09:43

Tita bom dia,

Os NCMs estão diferentes por causa da sua origem ou do seu destino. A empresa Y está em conformidade com seu serviço mas isso não quer dizer que a X e a A não estão, devido as origens ou destinos das mercadorias de acordo com seu fornecedor.

Você pode dar entrada normalmente no seu sistema e aproveitar os creditos que vem dos fornecedores sem problemas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.