x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 764

Fiscalização

Frá

Frá

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 26 fevereiro 2014 | 17:05

Boa tarde,

Sofremos fiscalização por parte do estado ate o ano de 2009, porem da parte da Receita não. A fiscalização referente ao ano de 2009 ocorreu no ano de 2012, pergunto:
Tenho que guardar as notas fiscais do ano de 2009 até quando? Posso me desfazer do ano de 2009 para trás e correr e correr o risco do fisco federal solicitar as notas? Como devo proceder?

Obrigada,

Eufrásia


JOAO LUCIO CARVALHO JUNIOR

Joao Lucio Carvalho Junior

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 6 março 2014 | 13:54

Frá,

A NFs de 2009 você deve manter até o ano que vem, já as de 2008 você pode se desfazer sem problemas.

Cuidados com essa frase " correr o risco ", pois comprovado o fato de que a empresa descartou os documentos por livre iniciativa antes do prazo legal ser cumprido ( 5 anos ) isso pode ser levado a diante como um ato criminoso.

Att,

João Lúcio Carvalho Jr.

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 14 março 2014 | 17:07

Cara Frá

Isso é uma coisa tão séria que no escritório de meu pai é pedido para os documentos serem guardados por 6 anos, e como comentou o Lucas, os documentos previdenciários, são entreges separadamente aos clientes, sempre com um enorme aviso da data que devem ser guardados.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.