x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 5.777

MVA Ajustada PR

jose carlos crivelli junior

Jose Carlos Crivelli Junior

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 10 março 2014 | 12:09

Bom dia,

Trabalho em um Industria no estado de SP, nosso regime é RPA e o NCM do nosso produto (alimenticio) é 20.07

Minha dúvida é o seguinte, nosaa aliq. é 18% e para venda no PR 12%, pore, a partir de 01 º de março entrou ST no estado do PR para nossos produtos através do protocolo 108/13.

Fiz o ajuste normal para calcular minha ST considerando como MVA original 64,41%, Aliq Interna 18% e Aliq Interestadual 12% que me levou a um resultado de 76,44%.

Mas 02 de nossos clientes me ligou dizendo que nosso calculo está errado e que para o estado do PR não ajustamos o MVA pq estes produtos lá á são 12% e eles possuem um decreto 9779/13, o que me deixou ainda mais confuso.

E ai como devo proceder? Intendo q lá é 12 mas no meu estado (SP) é 18, então tenho que ajustar, alguém pode me orientar

Grato.

julio cesar

Julio Cesar

Prata DIVISÃO 3, Assistente Tributário
há 10 anos Segunda-Feira | 10 março 2014 | 13:28

Boa tarde Jose Carlos Crivelli Junior

Realmente não haverá o ajuste neste caso, sempre quando o amigo for enviar mercadoria para outros estados, o MVA é calculado com a alíquota de destino e não a alíquota do Remetente. Então você deve usar a alíquota de PR e não de SP.

verifiquei o protocolo acima no COfaz de retirei o trecho que fala sobre MVA:

https://www1.fazenda.gov.br/confaz/

I - “MVA ST original” é a margem de valor agregado prevista na legislação do Estado do destinatário para suas operações internas com produto mencionado no Anexo Único deste protocolo;

II - “ALQ inter” é o coeficiente correspondente à alíquota interestadual aplicável à operação;

III - “ALQ intra” é o coeficiente correspondente à alíquota interna ou percentual de carga tributária efetiva, quando este for inferior à alíquota interna, praticada pelo contribuinte substituto da unidade federada de destino, nas operações com as mesmas mercadorias listadas no Anexo Único.

§ 2º Na hipótese de a “ALQ intra” ser inferior à “ALQ inter”, deverá ser aplicada a “MVA - ST original”, sem o ajuste previsto no § 1º.

Espero ter ajudado

Se o seu dom é servi, sirva; se é ensinar; ensine;
RM 12;7
julio cesar

Julio Cesar

Prata DIVISÃO 3, Assistente Tributário
há 10 anos Segunda-Feira | 10 março 2014 | 14:31

Jose Carlos Crivelli Junior

Alíquota inter - alíquota interestadual
Alíquota intra - alíquota interna no estado de destino

conforme protocolo só haverá ajuste se a alíquota intra( aplicada estado destinatário) for menor que a interestadual( quem ta enviando)

§ 2º Na hipótese de a “ALQ intra” ser inferior à “ALQ inter”, deverá ser aplicada a “MVA - ST original”, sem o ajuste previsto no § 1º.

Você tira prova disso pegando a formula que tem no protocolo que passei o link, digite todos os valores e saberá se tem ou não ajuste.

Espero ter ajudado o colega

Se o seu dom é servi, sirva; se é ensinar; ensine;
RM 12;7

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.