x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 1.864

Recusa de Nota Fical

VANESSA

Vanessa

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 18 março 2014 | 16:22

Boa Tarde,

Emiti uma NF de saída para um cliente em 27/02/2014, ele me mandou um e-mail hoje dia 18/03/2014 recusando a Nota Fiscal.
Já fechei o meu mês apurei os impostos, entreguei as declarações. Posso aceitar e dar entrada em março?

Obrigada

Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 10 anos Terça-Feira | 18 março 2014 | 17:00

Boa tarde, Vanessa!

Se não há nada que impeça na politica comercial da empresa, sim pode aceitar a recusa.

Assim sendo, veja como proceder nos casos de recusa do recebimento da mercadoria em operação documentada por NF-e?

A recusa da mercadoria pode ocorrer de duas formas: ou o destinatário emite uma nota fiscal de devolução de compras, ou o destinatário recusa a mercadoria no verso do próprio DANFE, destacando os motivos que o levaram a isso.

Na segunda hipótese, o emitente da NF-e irá emitir uma NF-e de entrada para receber a mercadoria devolvida.
Se o cliente recusou no ato da entrega, o destinatário ou o transportador deverá fazer declaração deste fato, com data e assinatura, no verso da NFe.
Chegando a mercadoria de volta para empresa, vc emite uma nota com CFOP de Entrada ou seja com o "CFOP 1201/2201 ou 1202/2202 - Devolução de mercadoria, anexa esta nota de devolução com a de saida e registra no Livro de Entradas.
Portanto o correto é preencher com os dados do REMETENTE, sendo que essa NF de entrada deve ser com os mesmos dados da saida ou seja deve ser o "espelho" da nota fiscal de vendas.

Importante:
Como houve a circulação da mercadoria, a NF-e original não poderá ser cancelada.

Caso a nota fiscal de devolução emitida pelo comprador também seja eletrônica, esta deverá, como todas as NF-e, ser previamente autorizada pelo Fisco e enviada para o destinatário da NF-e que deu origem a NF-e de devolução.

att..

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.