x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 18.405

Lista de Cfop que Movimentam Estoque?

Cristiano

Cristiano

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 20 março 2014 | 15:10

Boa Tarde, colegas tudo bem?

Estou auxiliando um cliente a parametrizar o seu ERP Comercial, e conversando com o suporte do mesmo sobre um problema de cadastros, fui informado que há uma lista de CFOP que permitem, e que não permitem que haja movimento de estoque. Porém o mesmo, não soube me informar essa referencia, assim estou pedindo aqui, se há realmente essa regulamentação; e se algum dos amigos conhecem e podem compartilhar?


Desde já obrigado.


Att.

"Não se pode obter uma boa reputação, na base daquilo que ainda pretendes fazer"
Henry Ford
julio cesar

Julio Cesar

Prata DIVISÃO 3, Assistente Tributário
há 10 anos Segunda-Feira | 24 março 2014 | 08:21

Bom dia Cristiano Plack de Lima

Não conheço essa regulamentação, mas sempre quando os clientes implantavam sistemas, eles perguntavam para nós o ia para estoque e nós informávamos a eles os CFOPS mais comum a cada empresa.

Att

Se o seu dom é servi, sirva; se é ensinar; ensine;
RM 12;7
Cristiano

Cristiano

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 28 março 2014 | 09:21

Também não colega Júlio,

Um dos ERP de grande utilização aqui na região e pelo visto no Brasil inteiro, bloqueou para o usuário a parametrização da configuração dos estoques, dando muita dor de cabeça aos nossos clientes que ficaram perdidos, na movimentação ou não dos CFOPs, gerando como regra, movimenta ou não movimenta.
Porém, no caso do 1.949, por exemplo, ele poderá movimentar como não, em determinada situação. Na atual situação, o cliente tem q escolher, ou sim ou não, e submeter-se, a regra, sem qualquer chance de controlar o resultado.

Isso acredito que não seja bom para ninguém.

Assim estou pesquisando, de onde, tiraram essa regulamentação; mas ninguém sabe, nem os desenvolvedores querem nos fornecer algo por escrito que fundamente isso, vê se pode?

Att.

Obrigado pelo comentario.

"Não se pode obter uma boa reputação, na base daquilo que ainda pretendes fazer"
Henry Ford
julio cesar

Julio Cesar

Prata DIVISÃO 3, Assistente Tributário
há 10 anos Sexta-Feira | 28 março 2014 | 13:34

Cristiano Plack de Lima

Essa briga antiga entre os sistemas e a contabilidade, e o colega sabe que nesta queda nós todos perdemos. O Speed fiscal solicita essa informação, sera que deve ser nisto que eles estão tomando base? Algum outro colega do fórum poderia comentar algo para auxiliar nesta questão?

Att

Se o seu dom é servi, sirva; se é ensinar; ensine;
RM 12;7
Ericke César Cruz

Ericke César Cruz

Prata DIVISÃO 5, Gerente Controladoria
há 10 anos Sexta-Feira | 28 março 2014 | 13:47

Boa tarde!

O que existe é uma lista de CFOP´s geradores de créditos de PIS e Cofins, e que é base para o preenchimento do SPED Contribuições (antigo SPED Pis/Cofins).

Agora, com relação a CFOP que movimenta ou não estoque, acredito que não haja nenhuma legislação que fundamente isso, pois trata-se de uma particularidade de cada empresa, por exemplo, você pode ter lançamentos com o mesmo CFOP que horas movimentam estoques e em outros momentos não movimentam, tudo depende da aplicação física do material.

Cristiano

Cristiano

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 28 março 2014 | 15:45

Sim, colega Ericke também concordo.

Colega Júlio, o problema é que programador (desenvolvedor), não dá ouvidos aos contadores, eles excluem-se na maioria dos casos, da experiência, e operacionalidade prática que temos; e que inclusive, poderia alavancar o seu próprio ERP. Da mesma forma como o Colega Ericke, e eu ja comentamos há situações onde seja necessário, e outras que não seja. Agora ligar isso a um padrão direto no CFOP chega a ser estranho para não dizer inconsequente no meu ver, pois não é algo prático, e ainda resulta em muitos incômodos no futuro. Pois atualmente a maioria dos ERP não permitem mais alteração apos o lançamento no estoque. Outro ponto, que é muito questionável na prática, porém vejo da seguinte forma, se o usuário tem ferramenta flexível para auxiliar ele no lançamento da nota, não há necessidade de mexer no estoque, muito menos no inventário. Pois a correção é diretamente no lançamento que provocou o equívoco. Agora, bloquear essa flexibilidade é problema na certa. Pois na maioria das vezes, chega-se até a contabilidade isso, ao final do mês ou no mês subsequente, quando é apurado o lançamento e monitorado a evolução dos registros.

No SPED fiscal não há dispositivo que regula isso; já está ligado ao cadastro do produto segundo o "TIPO_ITEM" onde estabelece para qual fim foi registrado na tabela esse mesmo. Para quem observa o SPED que será o padrão contábil daqui por diante, pode verificar, que o controle da movimentação do estoque está ligada a linha C170, ou seja ao detalhe da nota, no lançamento individualizado do produto, e não regulamentado ao CFOP ou outro mecanismo. Fiz um teste aqui, o SPED não restringe a movimentação, para CFOP de outros gêneros, acredito que não seja isso.

Obrigado pelos comentários, pelo visto, não há mesmo algum regulamento neste dispositivo, pelo menos até agora.

Agradecido

Abs

"Não se pode obter uma boa reputação, na base daquilo que ainda pretendes fazer"
Henry Ford
JOAO LUCIO CARVALHO JUNIOR

Joao Lucio Carvalho Junior

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 10 anos Domingo | 30 março 2014 | 12:58

Cristiano,

Colega e antigo vizinho ( já morei em Canarana-MT, terra abençoada )!

No SPED Fiscal (ICMS/IPI) existe um campo no registro C170 que é o campo 09 chamado no leiaute de IND_MOV, que diz se houve ou não a movimentação física do produto. É ele e não O CFOP que vai deixar claro se houve ou não a movimentação física do produto.

São raros os casos de NFs que não movimentam produtos e que isso fique claro apenas com a análise do CFOP empregado como por exemplo a NFs com CFOP 5922/6922 que é uma NF de simples faturamento para entrega futura de uma mercadoria.

Os bons ERPs com quais trabalham geralmente tem um artifício que é chamado de: "tipo de movimento", "tipo de operação" , "tipo de entrada/saída" , " natureza da operação", e por aí vai...e nele geralmente é configurado o CFOP e se movimenta ou não estoque.

Espero que o programador em questão pense bem no prejuízo que pode causar a um cliente que venha a ser fiscalizado e autuado por falta de critério na geração dos arquivos e que levem outras multas simplesmente por chamar a atenção desnecessariamente, pois as vezes que ví algo assim acontecer o ERP acabou por cair em descrédito e perder muitos clientes.

Att,

João Lúcio Carvalho Jr.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.