x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 8

acessos 8.786

Industrialização efetuada para outra empresa

Francisco Santos

Francisco Santos

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 20 março 2014 | 17:14

Como devo proceder na operação onde o meu cliente irá comprar a matéria prima que será enviada diretamente do fornecedor para minha empresa, eu vou industrializa-la e repassa-la pronta para o meu cliente.

Tenho duvidas como emitir as devidas notas de saídas nesta operação e como irei escriturar tanto as entradas quanto as saídas.

Grato!

Francisco Santos

Luiz Carlos Behnke Junior

Luiz Carlos Behnke Junior

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 20 março 2014 | 17:18

O fornecedor do seu cliente irá encaminhar uma NF 5924 ou 6924 com os produtos para industrializar, consequentemente a entrada desta NF será 1924/2924.

Quando efetuar o retorno desta industrialização, emitirá a NF com o CFOP 5925/6925 retornando a mercadoria e a cobrança CFOP 5124/6124.

Luiz Behnke

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo - Churchill
Francisco Santos

Francisco Santos

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 20 março 2014 | 17:53

Certo Luiz,

Então vou descriminar na NF duas "naturezas de operações", que é o Retorno e a Industrialização que realizei. Depois descrimino o Produto que irá retornar ao meu cliente (que é a mesma matéria prima que recebi na nota de entrada) e o produto acabado, agregado de minha mão de obra.

É isso?

E como fica o valor do retorno da matéria prima, o mesmo que entrou, ficando assim o valor total da nota igual a soma do valor do retorno mais o valor da industrialização, ou eu emito o produto que irá retornar com valor zerado.

Desde já, obrigado Luiz Carlos!

Danilo dos Santos Servilha

Danilo dos Santos Servilha

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 20 março 2014 | 22:34

Sim é isso. A nota pode ser junta ou separada por CFOP más ela deve conter, obrigatoriamente:

CFOP 5.902/6.902/5.925/6.925 de Retorno da MP com a suspensão dos impostos; (valor/mercadorias idênticas à nota recebida)

CFOP 5.124/6.124 de Industrialização Realizada;*¹


*¹ Deve-se destacar dentro desse CFOP o que foi realmente a Mão de Obra e o que foi de material de sua propriedade empregado na produção. Com base em que para cada um dos dois, há distinção na tributação (que ai deve ser feito a consulta no seu Estado).

Luiz Carlos Behnke Junior

Luiz Carlos Behnke Junior

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 21 março 2014 | 07:59

Ok,

a resposta foi complementada pelo caro colega Danilo, mas apenas ressalvo que nesta operação o CFOP de retorno terá que ser 5925/6925.

Luiz Behnke

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo - Churchill
Dimitry Pedrosa

Dimitry Pedrosa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 21 março 2014 | 08:45

Olá pessoal,

Considerando que o colega Francisco Santos deixou registrado que a matéria prima será enviada diretamente para a empresa que irá industrializar:

Como devo proceder na operação onde o meu cliente irá comprar a matéria prima que será enviada diretamente do fornecedor para minha empresa, eu vou industrializa-la e repassa-la pronta para o meu cliente.


Quer dizer que não irá transitar pelo estabelecimento adquirente. No intuito de enriquecer os comentário já publicados, entendo que o procedimento correto seria este:

*Considerei apenas os CFOPs de operações internas para simplificar o entendimento.

Fornecedor -> Vende a matéria prima (5.122 ou 5.123) -> Encomendante
Fornecedor -> Remete a matéria prima (5.924) -> Industrializador

Industrializador -> Cobra o material aplica, mão de obra, serviço (5.125) -> Encomendante
Industrializador -> Retorno da Matéria prima (5.925) -> Encomendante

Legenda dos CFOPs:

* 5.122: Classificam-se neste código as vendas de produtos industrializados no estabelecimento, remetidos para serem industrializados em outro estabelecimento, por conta e ordem do adquirente, sem que os produtos tenham transitado pelo estabelecimento do adquirente.

* 5.123: Classificam-se neste código as vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros, que não tenham sido objeto de qualquer processo industrial no estabelecimento, remetidas para serem industrializadas em outro estabelecimento, por conta e ordem do adquirente, sem que as mercadorias tenham transitado pelo estabelecimento do adquirente.

* 5.924: Classificam-se neste código as saídas de insumos com destino a estabelecimento industrializador, para serem industrializados por conta e ordem do adquirente, nas hipóteses em que os insumos não tenham transitado pelo estabelecimento do adquirente dos mesmos.

* 5.125: Classificam-se neste código as saídas de mercadorias industrializadas para outras empresas, em que as mercadorias recebidas para utilização no processo de industrialização não tenham transitado pelo estabelecimento do adquirente das mercadorias, compreendendo os valores referentes aos serviços prestados e os das mercadorias de propriedade do industrializador empregadas no processo industrial.

* 5.925: Classificam-se neste código as remessas, pelo estabelecimento industrializador, dos insumos recebidos, por conta e ordem do adquirente, para industrialização e incorporados ao produto final, nas hipóteses em que os insumos não tenham transitado pelo estabelecimento do adquirente. O valor dos insumos nesta operação deverá ser igual ao valor dos insumos recebidos para industrialização.

Cordialmente,

Forte abraço!
Dimitry Pedrosa
------------------------------------------
>> http://dimitrypedrosa.com <<
------------------------------------------
Leovannya de Souza

Leovannya de Souza

Bronze DIVISÃO 5
há 9 anos Quinta-Feira | 22 janeiro 2015 | 11:35

Bom dia,

Eu tenho dúvida em relação a nota 5.925, referente a descrição nessa nota do produto. Tenho uma situação que nosso cliente em uma operação recebe duas notas na 5.924, uma é referente a pré forma e a outra referente aos rótulos, gostaria de saber se na nota de retorno referente a nota de remessa da pré forma eu descrimino o produto acabado ? E na nota de retorno referente aos rótulos, descrimino como rótulos ?

Como se trata de duas notas de remessa, eu posso emitir apenas uma nota de retorno ?

Se vocês puderem me auxiliar nessa situação.

Obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.