x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 1.229

Enquadramento empresa representação vendas/gestão pagamento

Filipe Neto

Filipe Neto

Iniciante DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 10 anos Quarta-Feira | 9 abril 2014 | 23:50

Olá, tudo bem com vocês?

Estou com uma dúvida que está atrapalhando a implementação do meu negócio, uma vez que não tenho certeza sobre a legalidade e enquadramento do modelo..

O processo seria o seguinte, minha empresa prestaria serviço de representação comercial e vendas, no comércio eletrônico, sem manter estoque; e despacharia o pedido às empresas contratantes APÓS confirmação do pagamento dos consumidores finais.. Uma vez confirmado o pagamento e postado o produto, o valor da venda é creditado para a empresa contratante e a comissão contratada descontada.. Minha dúvida está nesse cenário; o modelo disposto é viável legalmente? Em caso de devolução (que normalmente se dá sem ônus ao comprador), fica por conta da empresa que me contrata, uma vez que ela será a emissora da nota fiscal ao cliente? Eventuais estornos por não reconhecimento de compra, como fica? Já que eu recebi primeiro para depois transferir para a empresa vendedora..

Agora sobre enquadramento fiscal, representação de vendas se limita à presumido ou real, podendo ser EIRELI; o fato de eu supor a atividade de gestão de pagamentos, muda o enquadramento? Existe incidência maior de impostos nesse modelo?

São muitas dúvidas e não consegui encontrar material de qualidade na internet. Agradeço pelas respostas! Obrigado!

Glauber Costa

Glauber Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 03:37

Saudações Felipe,

Ao realizar a operação com o consumidor final, dentro de um site de sua propriedade, onde você recebe o valor numa conta de sua empresa e depois descontando a comissão e repassa o valor do produto para a fabricante, processando a operação de compra do produto para o consumidor final, caracteriza um operação varejista.

Imagina como será demonstrado diariamente na contabilidade, a entrada de um valor maior que não corresponde a sua receita sendo parte fundamental da sua operação do seu negócio?

Outra pergunta, sua nota de comissão será emitida contra quem: consumidor final ou fabricante?

O melhor é você abrir uma atividade varejista, tratar como comércio (compra e venda de produtos), com isso você pode abrir uma empresa optante pelo Simples que irá pagar menos impostos que o Lucro Presumido, referente ao Lucro Real é necessário calcular, para afirmar a vantagem tributária.

Outro ponto importante salientar é que o Simples possui um limite de faturamento anual e que é necessário você detalhar melhor do que se trata esta atividade de gestão de pagamento, para que possamos pesquisar a atividade que enquadra esta operação.

Pelo o fato de você não ter estoque, e o produto ir diretamente para o cliente, não é problema para optar por esta sugestão que estou te indicando. Entendo que sua preocupação deve ser em evitar o custo logístico do produto do fabricante para sua empresa, e desta para seu cliente, uma vez que o mesmo poderia ir direto ao cliente.

É possível tratar isso, com uma operação fiscal chamada, faturamento por conta e ordem a terceiros, que se for o caso, deixe mensagem que a explico melhor, mas em resumo consiste em você realizar a compra e o produto ser entregue no endereço do cliente.

Abraço.

Glauber Costa
Bel. Ciências Contábeis
CRC/RS 079455
Email: [email protected]
Filipe Neto

Filipe Neto

Iniciante DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 11:18

Obrigado pela resposta Glauber, já deu uma esclarecida nas minhas dúvidas..

No modelo que eu propus, minha empresa emitiria nota contra as empresas fabricantes - nota de serviço -, enquanto essas emitiriam para os consumidores finais.. A atividade de gestão de pagamentos entrou por eu receber pelos fabricantes, garantir a entrega dos produtos aos consumidores, e em seguida transferir o valor para os fabricantes.. Na verdade, essa ideia financeira surgiu ao analisar os riscos aos quais o vendedor online é exposto, visto que, dessa forma, casos de desistência, troca etc. seriam resolvidos com maior agilidade e menos retrabalho. Não tenho certeza absoluta da legalidade nem da forma correta de operar.

Minha preocupação com estoque é justamente essa que você citou.. Sem estoque, os custos seriam menores e alcançaríamos preço mais competitivo, consequentemente mais vendas. Sem falar que abaixa substancialmente o capital inicial. O grande problema é que eu desconheço alternativas fiscais para isso. Já estou estudando sobre o que você falou, e agradeceria muito se pudesse explicar mais detalhadamente..

Para ilustrar o exemplo, deixo o modelo de negócio praticado pela Farfetch, não sei se você conhece, mas é muito parecido com o que estou imaginando.

Grande abraço!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.