x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 1.451

MEI Prestação de Serviços

Camila Trevizan

Camila Trevizan

Bronze DIVISÃO 2
há 10 anos Sexta-Feira | 11 abril 2014 | 23:18

Olá..

Criei um MEI para atividade: treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial.

Fiz toda documentação, porém estou com várias dúvidas:

1) PReciso fazer a inscrição Municipal? Se sim, como se dá este processo?

2) EM relação a Nota Fiscal, como faço pra emitir nota Fiscal de Prestação de Serviço? Pelo que li preciso de pegar uma autorização na gráfica, levar na prefeitura para autorizar e depois levar na gráfica novamente, mas dentre os dados que precisa ser preenchido nesta autorização e que não sei o que colocar, qual é a série da nota e o tipo.

Existe modelo para NF, precisa constar quais dados no cabeçalho da nota?

3) Segundo, a funcionária da prefeitura preciso recolher ISS a cada NF emitida, mas por sei MEI, preciso recolher esta taxa?

Abraços

Ismael Gonçalves

Ismael Gonçalves

Bronze DIVISÃO 3, Assistente
há 10 anos Sábado | 12 abril 2014 | 21:35

Camila,

A atividade de treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial não é permitida para MEI.

Este tipo de atividade deve ser tributado pelo Presumido ou Real.

Att,

Patrícia Gato

Patrícia Gato

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 10 anos Domingo | 13 abril 2014 | 17:20

Olá, a empresa do meu marido era MEI, hoje somos ME.

Quando abrimos, precisamos sim de inscrição municipal, mas os escritórios de contabilidade são obrigados a dar o suporte para você gratuitamente.

Para emitir nota de prestação de serviço é só fazer isso pelo site da prefeitura da sua cidade, é sim, é possível colocar o cabeçalho.
Quanto as notas, lembre-se que o MEI emite só para pessoal jurídica.

As despesas que terá é aquele boleto que emite pela internet, a taxa de licença de funcionamento que depende da cidade (algumas isentam o MEI) e não se esqueça que precisa do documento dos bombeiros, mesmo que você não tenha um local de atendimento. Não tem ISS.

O que posso te falar sobre o assunto é isso. Agora se sua profissão se enquadra eu não sei.

Ligue em alguns escritórios para te darem o suporte, mas cuidado alguns podem querer cobrar, outros não querem fazer mesmo sendo obrigados. Pelo menos na minha cidade foi assim.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.