x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 493

Emissão de RPS Pesssoa Física

Fabio de Campos Zenari

Fabio de Campos Zenari

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 23 abril 2014 | 15:14

Caros,

Estou com uma pequena dúvida a respeito de emitir comprovante/nota/RPS para uma pessoa a qual estou prestando um serviço.

Por exemplo, eu não sou uma PJ e tenho apenas um CPF como todos, não tenho inscrição no estado como contribuinte nem nada, e vou prestar um serviço de manutenção, só que a pessoa que está tomando o meu serviço pede algum comprovante de que eu estou com o produto dele para manutenção por exemplo.

Existe alguma forma legal ou obrigatoriedade de eu emitir algum documento ou um RPS que seja? um documento onde preciso destacar algum valor, se alguém tiver um modelo de documento que possa ser emitido ajudaria também.

Desde já agradeço.

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 24 abril 2014 | 10:26

Caro Fabio de Campos Zenari

Pelo seu comentário, alem de prestar serviços vc tem um ponto , pois recebeu um produto para manutenção.
Com as informações que postou, me parece que está trabalhando de forma irregular.

Se trabalhar sozinho, recomendo que dê uma olhada no site: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual
e faça sua formalização como MEI, pois enxistem muitas atividades relacionadas a manutenção e se tiver fornecimento de peças tem de incluir comercio na atividade.

Se tiver funcionários ou for sociedade, recomendo que procure um contador. (claro que no caso anterior tb pode recorrer a um contador).


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.