x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 1.243

Duvida quanto a tributação Icms Simples Nacional

Rafael Machado

Rafael Machado

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Informática
há 10 anos Segunda-Feira | 28 abril 2014 | 14:31

Boa tarde a todos,
Esse é meu primeiro tópico. Já encontrei um assunto similar nos demais topicos, mas estou numa briga com uma contadora sobre a vendas de produto de uma empresa. Trabalho com suporte e desenvolvimento de software.
Temos vários que se encaixam na mesma tributação, mas é o primeiro cliente com o qual estamos passando por tal problema. O motivo: a cliente faz parte do simples nacional e a contadora afirma que a cliente deve vender os produtos com CST 00 e CFOP 5102 e não deve destacar ICMS.

No entanto o Sefaz/RS não valida o XML se eu não colocar uma porcentagem de tributação. Segue o ultimo email que recebi dela:

"Não ela não vai pagar 17% de ICMS sobre os produtos, porque como já te expliquei anteriormente ela paga ICMS incluso no Simples nacional, essa informação não deve ser repassada para a receita estadual, vai gerar problema para a empresa da Janete, e repetindo ela não paga ICMS.
O q é preciso é vocês adaptarem o programa que vcs estão vendendo para as empresas que são do simples nacional, entenda o problema aqui não são os códigos é o teu programa. Vc não pode cadastrar um produto com CST 040 informando que o mesmo é isento, uma vez que na tabela da receita federal ele é tributado, essa informação tem que ser correta para a receita estadual, porém deve haver algum dispositivo no teu programa que faça com que não seja gerado o ICMS, porque a empresa é do Simples Nacional, nesse sentido eu não posso te ajudar.
Eu não estou entendendo qual é a sua dificuldade em entender isso. Só para vc ter conhecimento por exemplo o programa de NFe do estado, ele é configurado de uma maneira para empresas no simples nacional e as da categoria geral.
Repetindo: as mercadorias empresa Otica ****** são tributadas, CST 000 CFOP 5.102, enquadrada no Simples Nacional, não paga ICMS, portanto vc precisa que teu programa forneça essa informação. "

Sendo que num email anterior eu já havia discutido isso:

"Em 24 de abril de 2014 15:37, R@Oculto> escreveu:

Certo. No entanto se eu colocar a opção 00 o sefaz vai validar o XML exigindo um valor de tributação.
Qual valor de tributação eu coloco?

Em 25 de abril de 2014 10:48, ****[email protected]> escreveu:

Olá 17%"

Nos demais clientes do mesmo regime sempre instruímos para vender de acordo com o CST e CFOP de compra, ou seja, dependendo da origem do produto a venda do mesmo fica no Isento ou na Substituição tributária.

Mas então caros camaradas, é possível emitir nota com CST 00 sem destacar o ICMS??
Nunca tive tal problema com outros contadores. Vocês possuem algum link que tenha essas regras explicadas?

Lyniker de Lima Santos

Lyniker de Lima Santos

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 30 abril 2014 | 14:58

Rafael,

acontece que a CST somente é usada para empresas que não optantes pelo simples nacional. Para os optantes do simples você deverá observar a tabela dos códigos CSOSN que contem uma série de códigos específicos para simples nacional.

Para produtos tributados no ICMS por exemplo, é utilizado 101 quando o comprador poderá creditar-se do ICMS e utiliza-se 102 para quando não há repasse de crédito. A CST 000 é somente para empresas não optantes pelo simples. Veja a lista neste link:

http://www.flexdocs.com.br/guianfe/gerarnfe.detalhe.imp.icms.csosn.html

Optantes do simples não devem destacar o valor do ICMS no campo apropriado. O correto seria indicar valores de tributados no campo dados adicionais.

att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.