x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 1.375

Obrigatoriedade de registro de entradas

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Terça-Feira | 29 abril 2014 | 16:00

Boa tarde pessoal!

Gostaria de uma ajuda com relação a uma situação que já acontece há algum tempo. Tenho um cliente que não manda todas as notas fiscais de entrada, pois acredita que não há como o “Governo” ter o controle das compras efetuadas frente às notas fiscais de entrada registradas.
Obviamente que já expliquei para tal cliente a importância pro Fisco e gerencial de nos enviar exatamente tudo que comprar e de emitir nota de saída de tudo que vende.
Diante da situação gostaria de saber se alguém pode me fornecer a base legal para tal necessidade, bem como os cruzamentos feitos pela Receita Federal destas transações, de forma que eu consiga provar com as “leis” que realmente há como ser feita a verificação de que o meu cliente está comprando e não registrando todas as entradas.

Obrigado

FERNANDO CESAR LEONARDO

Fernando Cesar Leonardo

Prata DIVISÃO 1, Controller
há 10 anos Terça-Feira | 29 abril 2014 | 17:53

Prezado Henrique,

Em minha opinião, leis são feitas para serem cumpridas. Você poderia verificar a legislação 6404/1976 (Lei das S/A), 10.406/2002 (Código Civil) e o Regulamento do Impostos de Renda (RIR/99), artigo sobre sonegação de renda.

Fernando Cesar Leonardo

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Quarta-Feira | 30 abril 2014 | 08:49

Bom dia Fernando!

Justamente, é meu principio base cumprir a legislação.
Muito obrigado pelo caminho, realmente posso utilizar esta legislação que você informou, pois conseguirei provar a necessidade de registrar tudo o que de fato ocorre. Também farei uma carta de responsabilidade da administração.

Obrigado

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 30 abril 2014 | 09:01

Henrique Zullo. Com tantas mudanças no mundo Contábil, ainda temos esses transtornos. Ninguém quer pagar imposto e coloca nosso desempenho a prova. Dos meus clientes 30% faz as coisas corretas o resto não cumpri o que orientamos. Simplesmente fiz uma carta orientando cada clientes, o risco que terão com o fisco e isentando o escritório de qualquer responsabilidade decorrentes a essas faltas de informações.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Quarta-Feira | 30 abril 2014 | 10:45

É meu caro Maicon, agora que estou responsável pelo setor contábil, vejo o quanto estamos amarrados por conta de clientes que não dão valor e importância a nossa profissão.
Farei também sua ideia, uma carta alertando sobre riscos e excluindo a responsabilidade por documentos não enviados.
Obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.