x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 1.671

Dúvida no preenchimento de NFe

Diego Portugal de Almeida

Iniciante DIVISÃO 5, Micro-Empresário
há 10 anos Quarta-Feira | 30 abril 2014 | 19:16

Olá,

Abri uma empresa no início de abril/2014 e gostaria de emitir minha primeira NFe de venda. Sou MEI e não tenho contador, por isso queria ver se alguém aqui poderia me ajudar.

A nota fiscal de COMPRA dos produtos que estou vendendo está com os seguintes dados:

-Base de Cálculo do ICMS: 9.066,26
-Valor do ICMS: 634,63
-Valor Total dos Produtos: 9.066,26
-Valor Total do IPI: 181,33
-Valor Total da Nota: 9.247,59
-No restante dos campos o valor é 0.

Na hora de emitir a NFe de venda, como devo preenchê-la? Estou usando o emissor de NFe gratuito da Receita e minha dúvida é em relação a aba "tributos" que fica dentro do produto ou serviço que cadastramos. Na aba "ICMS", onde tem "Regime" eu escolho "Simples Nacional". Abaixo é que está minha dúvida: em "Situação tributária", o que colocar ? Não entendo nada do que tem ali. Segundo o meu fornecedor, os produtos têm substituição tributária. Isso é relevante? Na aba "IPI", como devo preencher ?

JONATAS CRISTIANO PIMENTEL

Jonatas Cristiano Pimentel

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 7 maio 2014 | 11:55

Srº Diego, Bom dia

ANTES DE TUDO, NA PORTARIA CAT 162/2008 FALA QUE O MEI ESTA DISPENSADO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA NO ESTADO DE SÃO PAULO.
E PARA QUE POSSAMOS VERIFICAR MELHOR, O CORRETO SERIA MANDAR A CHAVE DA NFE OU MAIS DETALHES DOS PRODUTOS MENCIONADOS NA NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE COMPRA

Percebemos que os produtos que você comprou são Tributados.

pelos valores mencionados acima, os produtos não tem substituição tributária.

Pois se tivessem:

1º o Valor total da nota seria maior, e como você mencionou acima que o valor total da nota foi; valor dos produtos + IPI.
2º Se viesse de contribuinte Substituído (CFOP 5.405) não teria base de ICMS