x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 679.162

Qual o CFOP de devolução para o CFOP 5405?

Munique Beatriz

Munique Beatriz

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Sexta-Feira | 9 maio 2014 | 10:09

Bom dia!

Somos uma empresa de revenda. Emiti uma nota de venda com CFOP 5405 e preciso emitir uma NF-e de entrada já que não posso mais cancelar esta NF-e d evenda. Qual CFOP devo usar para devolução de mercadoria?
Para o mesmo caso emiti uma NF-e de venda com CFOP 5102 e para dar entrada usei o CFOP 1949. Esta correto?

Atenciosamente

Munique Beatriz
Assistente Administrativo
Office Master - Soluções Tecnológicas
Pabx: (21) 3351-5302
[email protected]
https://www.officemaster-rio.com.br
Wagner Ávila

Wagner Ávila

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 9 maio 2014 | 10:13

Bom dia, Munique.

Para devolução do CFOP 5.405, poderá usar:

CFOP 1.411

Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária
Classificam-se neste código as devoluções de vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros, cujas saídas tenham sido classificadas como “Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária”.



Já para devolução do CFOP 5.102, usará:

CFOP 1.202

Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros
Classificam-se neste código as devoluções de vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros, que não tenham sido objeto de industrialização no estabelecimento, cujas saídas tenham sido classificadas como “Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros”.

Munique Beatriz

Munique Beatriz

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Sexta-Feira | 9 maio 2014 | 10:25

Bom dia Wagner,

estou de paraquedas no faturamento da empresa. Não entendo nada de imposto. Não compreendi bem sua explicação. Não sei se expressei bem minha duvida.
Comprei a mercadoria, vendi com CFOP 5405 para meu cliente (Órgão Publico), meu cliente pediu para cancelarmos esta nota fiscal de venda, pois o empenho (solicitação de compras que o órgão emiti para minha empresa) esta errado. Não posso cancelar esta nota fiscal, pois a mesma fora emitida em 28/04/14. Então tenho que emitir uma nota de devolução de mercadoria, para depois emitir uma nova nota fiscal de venda com a mercadoria correta. Qual CFOP uso para a nota fiscal de devolução que irei emitir?


Desculpas se você já respondeu e mas não entendi. É que, estou buscando aprender e não apenas fazer. Entende?

Atenciosamente

Munique Beatriz
Assistente Administrativo
Office Master - Soluções Tecnológicas
Pabx: (21) 3351-5302
[email protected]
https://www.officemaster-rio.com.br
Wagner Ávila

Wagner Ávila

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 9 maio 2014 | 10:32

Sim, Munique, entendi.

Então, referente a sua nota de venda no CFOP 5.405, você poderá fazer uma nota de entrada no CFOP 1.411, que é referente a devolução de vendas efetuadas no CFOP 5.405.

Como você não tem mais a possibilidade de cancelar a nota, deverá fazer a nota de entrada com o devido CFOP.

Já para a nota de venda feita com o CFOP 5.102, você deveria ter usado o CFOP 1.202, que se refere a devolução de vendas efetuadas no CFOP 5.102.


Então, resumindo:

Para nota de devolução do 5.405, use o 1.411.
Para nota de devolução do 5.102, use o 1.202.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.