x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 4.318

Existe alguma forma de identificar automaticamente o cfop de

Fernando F

Fernando F

Iniciante DIVISÃO 4
há 10 anos Segunda-Feira | 12 maio 2014 | 18:15

Boa noite a todos,

Existe alguma forma de identificar automaticamente o CFOP correto de um produto durante uma operação, seja ela venda, compra, devolução etc...?

Vou usar como exemplo uma operação de venda, meu sistema solicita manualmente que eu informe um CFOP para cada produto da minha venda.
Gostaria de saber se existe um lógica para identificar o CFOP correto do item "produto" durante a operação.

Exemplo o CFOP: 5.401

O primeiro digito "5." consigo identificar, que seria: "venda dentro do estado".

Mas os digitos "401" como identificar sua lógica?

No momento tenho as seguintes sugestões:

No cadastro de produto tenho alguns atributos como:
-Finalidade: Mercadoria Para Revenda, Materia Prima, Embalagem
-Genero : Cereais, Produtos da indústria de moagem; malte; amidos e féculas; inulina; glúten de trigo
-NCM: 12345678

Vocês conhecem alguma lógica para identificar o CFOP correto automaticamente?

Obrigado a todos pela atenção.
Abs

Márcio R. de M. SIlva

Márcio R. de M. Silva

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 20 maio 2014 | 15:23

Fernando

Boa tarde

Alguns CFOP podem ser definidos automaticamente através da CST cadastrada no produto, por exemplo em um dos programa que trabalhamos os itens com CST 060 sai com o CFOP x.405, se o item tem CST 000 sai na NF-e o CFOP x.102.

Em outros programas como é o caso do SAP o CFOP pode ser defenido automaticamente pelo tipo do pedido.

Espero ajudar.

Atenciosamete

Fernando F

Fernando F

Iniciante DIVISÃO 4
há 10 anos Domingo | 25 maio 2014 | 20:53

Muitíssimo obrigado Marcio pela ajuda,

Tenho uma NF-e aqui na empresa que possui dois produtos distintos com o CST 60 e os CFOPs: 5405 e 5403.
Seguindo sua resposta para este caso precisaria de mais algum parâmetro para distinguir qual CFOP utilizar, correto? No caso o contribuinte substituto ou o subistituído, como eu conseguirei identifica-lo?

Descrevi abaixo os CFOPs em questão:
5.403 Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária, na condição de
contribuinte substituto. Classificam-se neste código as vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros, na condição de contribuinte substituto, em operação com mercadorias sujeitas ao regime de substituição tributária.

5.405 Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária, na condição de
contribuinte substituído. Classificam-se neste código as vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros em operação com mercadorias sujeitas ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte substituído.

Obrigado pela atenção.
Fernando.

Márcio R. de M. SIlva

Márcio R. de M. Silva

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 26 maio 2014 | 07:55

Fernando

Bom dia

Isso mesmo se sua empresa retem (contribuinte substituto) o ICMS por substituição, a CST correta é a 10 (Tributada e com cobrança do ICMS por ST) e o CFOP x.403 agora se sua empresa não retem (contribuinte subistituído) o correto é a CST 60 (ICMS Cobrado Anteriormente por ST) e o CFOP x.405.

Se está saindo CST 60 com CFOP x.403 e a empresa não retem o ST está errado.

Atenciosamente

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.