Bruno Antunes
Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a) Olá pessoal!
Peguei o seguinte caso e gostaria da orientação de vocês para fazer o melhor e mais correto.
Meu cliente (Lucro Real) vende produtos para o governo federal e me disse que muitas notas foram emitidas de forma errada, dando baixa apenas em 1 item quando o equipamento normalmente era composto por outros itens e componentes.
Exemplo: Venda de um computador composto por Torre + Teclado + Cx de Som + Mouse + Sistema Operacional + Monitor, no entanto na nota de saída foi descrito apenas 1 item com todos estes equipamentos. Baixa do estoque apenas na Torre.
A empresa nao é indústria, entao a formação de kit não é permitida.
Devido a isso a empresa teve um enorme IR a pagar nos 2 primeiros anos de atividade. Como devo acertar o estoque para contábil para não ter problemas? Posso ajustas anos anteriores? Se sim, como proceder? Há possibilidade de reaver tributos pagos a maior?
Outra preocupação é referente a emissão das notas... Caso o cliente tenha emitido NFe com CST ou CFOP errado em anos anteriores, como devo fazer o acerto?