x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 448

Cálculo de ST

Caroline Paulino

Caroline Paulino

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Estoque
há 10 anos Segunda-Feira | 19 maio 2014 | 08:58

Olá pessoal,
estou com uma dificuldade imensa de calcular o valor da st das minhas notas de compra para dar entrada no meu estoque.
Muitos dos itens que comercializo não possuem substituição, entretanto outros sim, mas meu contador não consegue me explicar como realizar a conta.
Entendo que as alíquotas sofrem alterações devido a uma serie de fatores, mas se alguém conseguisse me explicar uma formula simples para realizar o calculo eu seria muito grata!

Desde já, muito obrigada pela atenção de todos!

Fernando Faria

Fernando Faria

Bronze DIVISÃO 5, Controller
há 10 anos Segunda-Feira | 19 maio 2014 | 10:12

Bom dia Caroline!

Para se calcular o ICMS ST sobre suas notas, você deve observar desde então a legislação de seu estado, se há reduções na base de calculo, mVA's ajustados, e alíquotas. O calculo do ICMS ST envolve créditos e débitos na operação. Os créditos a própria nota irá lhe informar, já os débitos você deverá junto com o valor dos produtos, acrescentar o IPI, frete e despesas assessorias. Formada a base de calculo, você irá agregar o MVA ou MVA ajustado caso houver diferença entre alíquota interna e interestadual, agregando o MVA à base de calculo, você irá multiplicar pela alíquota interna do produto no seu estado. Encontrado o credito, menos o debito da operação você encontrará o ST de sua nota fiscal.

Att,

Fernando Faria

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.