x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 1.208

Registro de Empresa - Tributação - Distribuidora de Bebidas

Joaquim Antonio de Arruda

Joaquim Antonio de Arruda

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 20 maio 2014 | 12:12

Bom dia pessoal !

Meus clientes são, na grande maioria, prestadores de serviço em São Paulo/SP, e possuo alguns poucos clientes que são comerciantes. Todos eles estão enquadrados no Simples Nacional, por este regime ser mais vantajoso para 100% dos meus clientes.

Agora, um desses meus clientes (prestador de serviço) está em vias de constituir uma distribuidora de bebidas e alimentos, conforme abaixo:

- Será instalada em Guarulhos/SP
- Cinco Sócios
- Faturamento inicial previsto em torno de 50.000,00 mensais, com possibilidade de se chegar aos 200.000,00 mensais
- Distribuirá bebidas (água mineral com e sem gás, água saborizada, não trabalhará com alcoólicos, pelo menos no início)
- Distribuirá alimentos (panetones, ovos de páscoa, bolos, biscoitos, bolachas, doces, tudo industrializado, adquirido no estado de SP)
- Provavelmente apenas dois sócios terão pró-labore (os demais são empregados/clt, ou tem outra empresa/ME/Simples)
- Provavelmente terão apenas dois funcionários (no início)
- A margem projetada de "lucro" está entre 30 a 40%
- Já estão em atividade, porém, sem empresa aberta, comprando e vendendo sem nota, e agora precisam formalizar.
- Muito provavelmente comprará tudo diretamente da indústria, e revenderá para mercados, padarias, varejo no geral.

Minhas dúvidas:

1) Poderia ser enquadrada no Simples Nacional, e isso seria vantajoso financeiramente ?
2) Clientes poderiam se negar a comprar pelo fato dessa empresa estar no Simples Nacional ? (crédito de ICMS)
3) Quais os impostos e alíquotas incidentes no Lucro Presumido ? (PIS/COFINS/IRPJ/CSLL/ICMS)
4) Li algo a respeito de alíquota 0% para PIS e COFINS. Seria aplicado nesse caso ? Apenas para as bebidas ?
5) Obrigações acessórias no Lucro Presumido (GIA, EFD, DCTF, algo mais ?)
6) O ICMS é antecipado nesses produtos ? (substituição tributária)

Essas dúvidas se dão pelo fato de minha carteira ser muito diferente do perfil desse novo cliente/empresa. Fiquei um tanto "no escuro", e agradeço aos colegas que puderem me ajudar. E me desculpem se isso já tiver sido discutido em outro tópico, Li tudo e não consegui me situar.

Muito obrigado !

Joaquim Arruda

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.