x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 588

Correção na retenção de IR

Renata Demetrio

Renata Demetrio

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 23 maio 2014 | 14:25

Olá Colegas,
tenho um cliente que emitiu uma nota para Orgão Publico Federal, no momento da emissão da nota fiscal eletrônica de serviço ele reteve de IR a alíquota de 1,5% quando deveria ser 4,80% de IR, vocês poderiam me ajudar como devo proceder para regularizar esta situação?
OBS: estou me baseando na IN 1234/2012.

Obrigada,

Renata

Mikael Oliveira

Mikael Oliveira

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 23 maio 2014 | 15:01

Não seria o caso de cancelar a NFS emitida com informação incorreta e emitir uma nova?

"As coisas podem chegar àqueles que esperam, mas serão apenas as coisas deixadas para trás por aqueles que agem" Abraham Lincoln
ESPERAR SOMENTE EM DEUS!
Roberto Rezende da Silva

Roberto Rezende da Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 23 maio 2014 | 17:37

Renata Demetrio ,

Neste caso como a obrigação pela retenção é do Tomador, caso ele retenha o valor correto não havera problemas. Somente haverá problema se ele reter considerando a alíquota errada.

Portanto como o colega acima lhe indicou é aconselhável que vc substitua a nota fiscal ou mesmo a cancele emitindo outra.

Abs.

Mikael Oliveira

Mikael Oliveira

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 26 maio 2014 | 12:32

Exato, como o colega Roberto Rezende completou, o problema maior seria se o valor pago pela empresa responsável pela retenção tivesse sido no valor incorreto, mas como o problema foi só na emissão da NF, basta substituir a mesma.

"As coisas podem chegar àqueles que esperam, mas serão apenas as coisas deixadas para trás por aqueles que agem" Abraham Lincoln
ESPERAR SOMENTE EM DEUS!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.