x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 2.000

Icms 4% -Diferencial de Alíquotas

Beatriz Moreira Salvi

Beatriz Moreira Salvi

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 10 anos Segunda-Feira | 26 maio 2014 | 16:26

Boa Tarde!

Fazemos contabilidade de uma empresa que é industria de roupas, Simples Nacional. Porém, estou com uma dúvida , esta empresa compra tecido importados, então o icms é de 4%, mas na hora de do lançamento na Entrada, eu coloco 4% e interna 4%, assim não gerando a diferencial de alíquotas. Mas minha dúvidaée o seguinte, andei pesquisando e a cada hora acho um artigo diferente, deixando um pouco embaraçoso, mas vou citar um exemplo:

A empresa que eu contabilizo é de Minas, aí ela comprou tecidos importados de Santa Catarina onde veio destacado a alíquota de 4%, correto. Como a empresa é uma indústria a alíquota interna colocamos 4%, onde ficaria 4% na entrada e 4% na saída, onde não geraria a diferença de Alíquota. Gostaria de saber se para indústria seria 4% a alíquota interna, pois a nossa alíquota interna é 12%, somente para comércio. Não sei se geraria a diferença de alíquota ou não.
Se alguém tivesse uma opinião a respeito dessa minha dúvida, ficaria agradecida.

Bia
Vagner Fernando de Freitas Junior

Vagner Fernando de Freitas Junior

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 10 anos Segunda-Feira | 26 maio 2014 | 16:50

Beatriz.

Não é uma unanimidade e ainda não temos resposta a esse questionamento.

Mas em outros tópicos sobre o mesmo assunto a maioria decidiu por calcular o diferencial utilizando a alíquota de 4% como sendo interestadual.

Neste tópico tem bastante informação sobre o assunto.

ICMS 4% Diferencial de Alíquotas

Braz Assessoria Contábil
Vagner Fernando
Rua 21 de Abril, 524/526 - Brás - Cep 03047-000 - SP
Fone: (11) 2081-4857
https://www.brazcontabil.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.