x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 782

Dúvidas para montagem de sistema comercial - simples naciona

Romulo Oliveira Almeida

Romulo Oliveira Almeida

Iniciante DIVISÃO 3, Gerente Sistemas
há 10 anos Segunda-Feira | 2 junho 2014 | 00:34

Boa noite a todos.

Estou começando o desenvolvimento de um sistema para empresas pequenas, do simples nacional mesmo. Venho de uma empresa grande e lá comprávamos e vendíamos para todo tipo de empresa, todos os portes, com importações e exportações inclusive. Com isso eu tenho dificuldade, por incrível que pareça, de fazer algo simples para um sistema de menor porte.

Também tenho dúvidas simples que consigo pegar algumas respostas no fórum mas não consigo juntar tudo.

Bom vou listar as minhas dúvidas e quem tiver tempo e paciência por favor me ajude!!! Consultei alguns contadores da minha cidade mas o pessoal não consegue me responder direito, sempre tem o "vou ver e te falo". Difícil!!!

1) A empresa por ser SIMPLES NACIONAL, ela nunca vai destacar o ICMS na nota fiscal de saída de venda? (ou seja: base de cálculo e valor de icms são em branco e nem são enviados no XML do NFe) .

2) Se eu sou uma empresa do simples nacional e estou vendendo para uma empresa que não é consumidora final, ela é uma revenda. Eu tenho que recalcular a BASE DE CALCULO ST e passar ela para esta venda? Ou como já paguei na entrada eu não preciso mais disso ? Sei que se eu vender para outro estado e conforme o NCM este tiver ST no estado destino eu tenho que gerar uma guia e fazer o pagamento da ST.

3) Numa devolução para meu fornecedor, total por exemplo, não importa que tipo de empresa eu seja. Eu preciso emitir a nota fiscal de saída de devolução exatamente com os mesmos de impostos da entrada? Ou há algum cálculo a ser feito?

4) Quando vou dar entrada de uma nota fiscal de um fornecedor, tendo ICMS ou não, tendo ST ou não, eu preciso validar alguma coisa? Ou eu necessito validar alguma coisa que, dependendo do caso, possa ocasionar a recusa pelo meu cliente?

5) Há algum vínculo fácil e direto entre CST e CSOSN? Estudei isso outro dia e verifiquei que o CSOSN é o CST das empresas simples nacional. Mas por exemplo para um sistema que seja utilizado para empresas que não sejam simples nacional, o cadastro de produto deles tem 2 campos, um CST e outro CSOSN? Penso que talvez haja um vínculo direto, e completo, entre os dois de forma que eu possa unificar isso. E desse vínculo tem outro direto para vendas no cupom fiscal?

É um sistema de faturamento no caso, onde vou pegar pedidos e vou gerar um NFCe ou uma NFe, por isso não preciso verificar informações contábeis, apenas fiscais mesmo.

Muito obrigado a todos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.