x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 782

Dúvidas para montagem de sistema comercial - simples naciona

Romulo Oliveira Almeida

Romulo Oliveira Almeida

Iniciante DIVISÃO 3, Gerente Sistemas
há 10 anos Segunda-Feira | 2 junho 2014 | 00:34

Boa noite a todos.

Estou começando o desenvolvimento de um sistema para empresas pequenas, do simples nacional mesmo. Venho de uma empresa grande e lá comprávamos e vendíamos para todo tipo de empresa, todos os portes, com importações e exportações inclusive. Com isso eu tenho dificuldade, por incrível que pareça, de fazer algo simples para um sistema de menor porte.

Também tenho dúvidas simples que consigo pegar algumas respostas no fórum mas não consigo juntar tudo.

Bom vou listar as minhas dúvidas e quem tiver tempo e paciência por favor me ajude!!! Consultei alguns contadores da minha cidade mas o pessoal não consegue me responder direito, sempre tem o "vou ver e te falo". Difícil!!!

1) A empresa por ser SIMPLES NACIONAL, ela nunca vai destacar o ICMS na nota fiscal de saída de venda? (ou seja: base de cálculo e valor de icms são em branco e nem são enviados no XML do NFe) .

2) Se eu sou uma empresa do simples nacional e estou vendendo para uma empresa que não é consumidora final, ela é uma revenda. Eu tenho que recalcular a BASE DE CALCULO ST e passar ela para esta venda? Ou como já paguei na entrada eu não preciso mais disso ? Sei que se eu vender para outro estado e conforme o NCM este tiver ST no estado destino eu tenho que gerar uma guia e fazer o pagamento da ST.

3) Numa devolução para meu fornecedor, total por exemplo, não importa que tipo de empresa eu seja. Eu preciso emitir a nota fiscal de saída de devolução exatamente com os mesmos de impostos da entrada? Ou há algum cálculo a ser feito?