x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 8

acessos 6.726

Dúvida em relação ao qual CFOP usar.

Fernando Prado

Fernando Prado

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 6 junho 2014 | 09:05

Bom dia! Preciso fazer a escrituração fiscal de uma Empresa no ramo de Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares. E tenho uma nota de entrada onde os produtos são "assadeira alumínio, bandeja laminada, canudo, embalagem torta med bc, embalagem isopor hamburguer, gas n20 p/chantylliy" eu vou lançar com o CFOP de comercialização ou qual devo estar usando?
Aguardo uma ajuda!

ELIVELTON HIGOR DA SILVA

Elivelton Higor da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Escriturário(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 6 junho 2014 | 10:31

Caro Fernando Martins

Os produtos que acompanharem sua venda, você deve usar o CFOP 1.102/2.102 - Compra para comercialização (Classificam-se neste código as compras de mercadorias a serem comercializadas. Também serão classificadas neste código as entradas de mercadorias em estabelecimento comercial de cooperativa recebidas de seus cooperados ou de estabelecimento de outra cooperativa). Ex: Ketchup, Embalagem, Canudos.

Para produtos que servem para auxilio no seu comercio, você deve usar 1.556/2.556 - Compra de material para uso ou consumo (Classificam-se neste código as compras de mercadorias destinadas ao uso ou consumo do estabelecimento). Ex: Assadeira, Lixeira, Talheres, Lâmpadas.


Sem mais

Atenciosamente

Elivelton H. da Silva

Talita Silva

Talita Silva

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Fiscal
há 10 anos Sexta-Feira | 6 junho 2014 | 11:31

Bom dia,

Tenho uma duvida em relação a venda de botijão de gás.

A empresa comercializava apenas o gás de cozinha, e a partir de agora vai comercializar o vasilhame (botijão) também, minha duvida é qual CFOP deve ser usado neste caso.

E quais impostos incidem sobre esta venda.

Desde já agradeço.

Grata,
Talita Silva.
ELIVELTON HIGOR DA SILVA

Elivelton Higor da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Escriturário(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 6 junho 2014 | 12:02

Cara Talita Silva

No comércio de Gás de Cozinha você deve usar o CFOP 5.656/6.656 - Venda de combustível ou lubrificante adquirido ou recebido de terceiros
destinado a consumidor ou usuário final.

Quando acompanhado do vasilhame, deve usar o CFOP 5.920/6.920 - Remessa de vasilhame ou sacaria, (item deve ser lançado separadamente).


Sem mais

Atenciosamente

Elivelton H. da Silva

Talita Silva

Talita Silva

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Fiscal
há 10 anos Sexta-Feira | 6 junho 2014 | 13:18

Helivelton,

É exatamente desta maneira que vem sendo feito até agora.

A minha duvida é em relação a venda do vasilhame, quando o cliente não tem o vasilhame e compra o botijão e o gás de cozinha.

Obrigada pela atenção.

Grata,
Talita Silva.
ELIVELTON HIGOR DA SILVA

Elivelton Higor da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Escriturário(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 6 junho 2014 | 14:06

Tratando-se de dois produtos de natureza diferente, não existe um CFOP próprio.
Então deve lançar os itens separadamente na NF, por exemplo.


Gás + Vasilhame: R$ 80,00

GLP Inflamável/ 5.656/ R$ 50,00
Vasilhame/5.920/30,00


Sem mais

Espero ter ajudado,

Elivelton H. da Silva

Danilo Ramos

Danilo Ramos

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 10 anos Sexta-Feira | 6 junho 2014 | 16:06

Talita, boa tarde.

Neste caso apresentado por você, quando vender o botijão, seja vazio, ou acompanhando o gás, deverá ser tratado como uma venda normal.

CFOP 5.102 ou 5.405, caso se enquadrar na substituição tributária.

O CFOP 5.920 citado pelo colega Elivelton é utilizado quando é feita a remessa do vasilhame que acompanha o gás, e que, em momento futuro irá retornar ao seu estabelecimento para nova remessa - funcionando parecido com um comodato.

Penso ser assim.

“A razão é escrava da emoção e existe para racionalizar a experiencia emocional.” – Wilfred Bion
Danilo Ramos

Danilo Ramos

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 10 anos Sexta-Feira | 6 junho 2014 | 16:21

Pois é, Talita. Quanto a tributação, eu teria que pesquisar mais a fundo, porém, a princípio, sendo mesmo ST no ICMS, resta a tributação conforme você disse.

Um bom final de semana.

“A razão é escrava da emoção e existe para racionalizar a experiencia emocional.” – Wilfred Bion

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.