x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 1.068

Venda de Produto com Entrega Futura

Bruno Ferraz

Bruno Ferraz

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 25 junho 2014 | 10:22

Bom Dia.

Prezados(as),

Estou com uma dúvida sobre o processo de venda entrega futura com guarda de produto.
Pelo que estou mapeando o processo estou adotando o seguinte critério:

1 - Faturamento - Emissão de Nota
- reconhecimento da receita / custos ( material )
- recolhimento de pis e cofins
- recolhimento do ipi
- provisão do icms prório
- recolhimento do icms - st ?
> Dúvida: o adiantamento do icms st ao fisco deve acontecer no momento do faturamento ou apenas na circulação da mercadoria?

2 - Simples remessa - Emissão de nota
- Apenas estorno da provisão do icms próprio e o seu recolhimento.


> Dúvida: Para a emissão da nota do faturamento, quais são os impostos que deverão ser destacados?
> Dúvida: Para a emissão da nota de simples remessa, onde nessa etapa a mercadoria será enviada ao cliente, quais são os impostos que deverão ser destacados?

Desde já agradeço .

Bruno Ferraz

Bruno Ferraz

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 25 junho 2014 | 15:36

No momento do faturamento eu já vou estar passando toda a propriedade do produto para o cliente, prevalecendo o principio da competência. Mesmo a mercadoria ainda estando em minha posso eu baixo também do meu estoque, registrando em estoque de terceiros. A partir dessa etapa o cliente se responsabiliza pelo produto.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.