x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 175.679

Retenção de ISS no código de serviço 14.01

Ribamar dos Santos

Ribamar dos Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 3 julho 2014 | 09:17

Bom Dia a todos;

Sou estudante do 6º período do curso de Ciências Contábeis e estou inciando na carreira fiscal, área que sempre me chamou bastante atenção. Porém ainda tenho muitas duvidas e principalmente insegurança.

Gostaria de obter auxilio dos colegas em relação ao seguinte caso:


Tenho uma empresa do Simples Nacional que presta serviço de usinagem, prestei serviço a uma grande empresa e retive 5% de ISS
agora eles estão reclamando e querendo que eu retire a retenção alegando que o Código de Serviço 14.01 não retem ISS.
(Eles não são optantes pelo Simples Nacional).

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 3 julho 2014 | 15:18

Caro Ribamar dos Santos

Sua dúvida pode ser sanada estudando a Lei Complementar 116/2003 (recomendo que tenha ela na "ponta da língua", rs).

Se analisar o artigo 3º vai perceber que o ISS, a que o subitem 14.01 está sujeito, deve ser recolhido onde o prestador de serviço está estabelecido.
Porém, a questão da retenção deve ser analisada as legislações dos municípios que estão envolvidos. O que ocorre que quando um tomador estabelecido no município A, contrata o serviço de um prestador estabelecido no município B e retem o ISS ele tem de recolher esse ISS para o Município B, o que se torna um transtorno.

Outro detalhe importante sobre o subitem 14.01 é que a lista de serviço permite que as peças e partes fiquem sujeitas ao ICMS, ou seja, essa empresa pode emitir duas notas, uma de serviço (municipal -ISS) para o serviço e outra de venda (estadual - ICMS) para as peças e partes.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
Aline Santos Farias

Aline Santos Farias