x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 4.536

Aquisição de Software

Fernando Prado

Fernando Prado

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 3 julho 2014 | 16:04

Meu cliente comprou/adquiriu um Software para sua Empresa e minha dúvida é a seguinte:

Tenho em mãos uma DANFE onde a natureza da operação consta: VENDA À VISTA.
O CFOP usado para a aquisição desse software foi o 6102. Qual CFOP utilizo para dar entrada no Livro Fiscal do meu cliente?
Alguém poderia estar me auxiliando?





Att.,
Fernando

Diego Alves Elias Morais

Diego Alves Elias Morais

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 3 julho 2014 | 16:13

Olá Fernando tudo bem?

Então... é preciso entender duas coisas. Primeiro, a quem pertence o Software? E segundo, como foi comprado esse software. O primeiro questionamento é justamente para saber se esse software é apenas alugado. Ou seja a pessoa paga uma mensalidade para utilizar o software porém não tem direito nenhum sobre os códigos nem pode customizar de acordo com o seu interesse. Nesse caso a nota de venda estaria errado, seria uma nota de serviço de licenciamento de uso de software. Se o software pertencer a empresa é Ativo Imobilizado.
Isso é muito comum para softwares online.

O segundo questionamento é justamente para saber se eles compraram uma mídia (CD ou DVD) direto da "prateleira" do fornecedor, ou se foi encomendado.
No primeiro caso tem incidência de ICMS e a nota fiscal está correta. E nesse caso é aquisição de ativo imobilizado 1551 ou 2551 dependendo do estado do fornecedor. Se foi encomendado é serviço de desenvolvimento de software, amparado legalmente por uma nota fiscal de serviço.

Espero ter respondido a sua dúvida.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.