x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 9

acessos 1.868

Lançamentos Entradas e Saídas.

Gerlan Oliveira

Gerlan Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 9 julho 2014 | 11:35

Olá Pessoal meu Nome é Gerlan Oliveira e estou a pouco mais de 8 meses trabalhando em um Escritório de Contabilidade, na parte de Lançamentos Entradas e Saídas, Só que ainda tenho muitas duvidas, principalmente nos lançamentos das Entradas, pois fico em duvida quando uma Nota Fiscal é a Prazo ou à Vista. Sei que existe também os Códigos Fiscais que da pra saber através deles se é pra lançar à Vista ou a Prazo a Nota. Vou iniciar o 1° Período do curso de Ciências Contábeis e pra me tudo é novo ainda. Se tiver alguém que possa me ajuda, Me passando alguma tabela referente a esses Códigos Fiscais, alguma sugestão, algo que der pra me ajuda de alguma maneira para que eu possa entender mais sobre o assunto e me desenvolver mais profissionalmente no Escritório.
Desde já Obrigado !

Gerlan Oliveira

Cristina Zulcom Pinheiro da Silva

Cristina Zulcom Pinheiro da Silva

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 9 julho 2014 | 15:53

Olá Gerlan,
Bem vindo o mundo da contabilidade te garanto que vai gostar muito... é muito dinâmico, mas exige muito de nós.

O CST (Código de Situação Tributária) Qual o tipo de tributação sofrida pelo produto:

00 Tributada integralmente
10 Tributada e com cobrança do ICMS por substituição tributária
20 Com redução de base de cálculo
30 Isenta ou não tributada e com cobrança do ICMS por substituição tributária
40 Isenta
41 Não tributada
50 Suspensão
51 Diferimento
60 ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária
70 Com redução de base de cálculo e cobrança do ICMS por substituição tributária
90 Outras

CFOP: CÓDIGO FISCAL DE OPERAÇÕES E DE PRESTAÇÕES segue abaixo endereço para consulta:
legisla.receita.pb.gov.br

E para saber quando uma foi emitida mediante pagamento à Vista ou à prazo, basta você observar o campo FATURA/DUPLICADAS se estiver em branco foi adquirida à vista e se estiver preenchida vai efetuar o pagamento das boletas conforme vencimento caracterizando à prazo.

Espero ter ajudado.
Abs
Cristina Zulcom

Cristina Zulcom
Contadora

[email protected]
Cristina Zulcom Pinheiro da Silva

Cristina Zulcom Pinheiro da Silva

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 10 julho 2014 | 11:35

Olá Francielle,
O conhecimento de frete é equivalente a uma nota fiscal referente ao transporte das mercadorias portanto deve ser lançado no fiscal junto das notas fiscais de entrada pois vai ser adicionado o seu valor na apuração de entradas.
Lembrando que você deve estar atenta para a classificação do frete CIF ou FOB.
A sigla CIF significa que o frete e o seguro são pagos pelo fornecedor, que é responsável pela entrega até o local de destino.
No caso do FOB, o cliente é que paga pelo frete e pelo seguro da mercadoria em questão.

Espero ter ajudado.

Cristina Zulcom

Cristina Zulcom
Contadora

[email protected]
Gerlan Oliveira

Gerlan Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 14 julho 2014 | 17:01

Olá Cristina muito obrigado por ter me respondido me ajudou muito. Mas vou melhorar com o tempo e pegando experiência.
Obrigado!

Gerlan Oliveira

Cristina Zulcom Pinheiro da Silva

Cristina Zulcom Pinheiro da Silva

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 15 julho 2014 | 12:19

Olá Gerlan,
Nada, disponha.
A experiencia vai surgir a partir do seu empenho e perguntar é a melhor forma de aprender, parabéns por ter a coragem de aprender.
Sou contadora atuante e formada, mas também aprendo coisas novas todo os dias.
O fórum é ótimo, pois aprendemos uns com os outros.

Grande abraço, bem vindo ao mundo da contabilidade.

Cristina Zulcom
Contadora

[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.