x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 11.465

Conferência Notas Fiscais Entrada e Saida

HELIO LOMARQUES

Helio Lomarques

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 17 julho 2014 | 17:53

Boa Tarde!!!!!

Caros Colegas!!!!! gostaria de ter a opinião de profissionais mais experiente, quanto a questão de conferência de cfop de entrada e saída do departamento fiscal, após a obrigatoriedade do sped e como eu trabalho apenas a sete anos na área contábil, tenho observado que muitos colegas nosso da área da escrita estão fazendo muitas coisas erradas, vou dar um exemplo......Quando começo a implantação do Sped em 2009, eu trabalhava em um escritório, em que, a movimentação que vinha da empresa era eu que fazia toda a triagem dos documentos tipo: frete, compras, vendas etc, após feito essa triagem eu passava para a pessoa que fazia a escrita desta empresa e as demais despesas (notas fiscais de serviços e material uso e consumo eu mesmo digitava), quando chegava lá pelo dia 12 de cada mês, perguntava para essa pessoa se eu podia já importar a entrada e saída , até ai tudo bem, imprimia o livro de apuração de entrada e saída e fazia a conferência na contabilidade e conciliava....o que eu estou observando é que em alguns escritório que trabalhei após a obrigatoriedade do sped , muitos funcionários responsável pela escrita fiscal, entram no site da sefaz/ms (no meu caso em Campo Grande/MS), importa as notas e jogam para dentro da contabilidade, e não estão conferindo os devidos cfops se estão vindo correto ou não. O Ano passado eu estava trabalhando em uma determinada empresa e perguntei para o rapaz da escrita, posso já imprimir o livro de apuração de entrada e saída para fazer as devidas conferências, e ele me disse, não, não esquenta a cabeça não com o sped não precisa mais fazer essa conferência, mais a minha surpresa foi tanta que eu acabei questionando ele, como eu estava contratado para fazer somente a contabilidade, não voltei mais no assunto com ele, e com essa dúvida na cabeça e vendo que têm muitos péssimos profissionais atuando em nosso área, acabei pagando um curso de escrita fiscal por 30 dias, de segunda a quinta feira das 18:30 as 21:30, e o professor que estava ministrando esse curso, ele também é contador, têm escritório aqui na minha cidade e a turma era composta por umas 30 pessoas, a grande maioria contadores experiente, eu questionei a ele sobre esse fato relato acima, ele me disse que essa informação passada para mim esta totalmente equivocada, tudo errado, que o correto é, não importa quantas notas a empresa emitiu, pode ser uma ou dez milhões de notas, após a importação é sim obrigação do responsável conferir cfop por cfop e mais ainda ele me disse, que a receita federal têm um controle como se fosse um semáforo vermelho, amarelo e verde e o que está acontecendo com muitos escritório é que os funcionários transmitem os sped zerado e muitos com divergência e quando cai no amarelo, significa que a empresa pode ser notificada a dar explicações e isso pode levar de um ano ou cinco, e após essa prazo muitas vezes o funcionário que fez essa caca já nem está mais no escritório e sobra as multas e dor de cabeças para nós contadores que assinamos......Por fim a pergunta é essas informações relatas por mim é verídico e se têm algum embasamento legal.

Atenciosamente.

Hélio Lomarques

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 17 julho 2014 | 22:41

Helio Lomarques,
boa noite.

Quanto ao Sped fiscal, o procedimento no meu escritório é o seguinte:

1 - Solicitamos relatório com todas as notas fiscais de entradas, onde conferimos absolutamente todos os dados, como: data da emissão e entrada, Série e nº do documento fiscal, CNPJ do emitente, CFOP, crédito de ICMS, etc.

2 - O procedimento acima se fez necessário porque já houve lançamento de série de documentos errada, cnpj de estabelecimento diferente [principalmente em se tratanto da matriz e suas filiais], aproveitamento de icms indevido e por aí vai.

3 - Após essa conferência, solicitamos ao cliente que efetue as mudanças necessárias.

4 - Só após esses passos é que solicitamos o arquivo para importação NO arquivo Sped.
5 - Quem não assim proceder, corre sério risco de cair em malha.

Fonte: bom senso.


Att

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
HELIO LOMARQUES

Helio Lomarques

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 18 julho 2014 | 21:38

Boa Noite!!!!

Hugo Ribeiro, é realmente o procedimento que é feito pelo seu escritório, acredito eu, que é o correto, o que se vê por ai são muitos profissionais fazendo tudo errado e muito obrigado pela informação...



Hélio Lomarques

"O lucro do nosso estudo é tornarmo-nos melhores e mais sábios"

Mônica Lira

Mônica Lira

Bronze DIVISÃO 3, Encarregado(a) Fiscal
há 9 anos Sábado | 29 novembro 2014 | 11:39

Olá Pessoal bom dia!

Aproveitando a oportunidade. Tenho a seguinte duvida :

Sobre as NF-e de aquisições os campos de CST, base legal em dados adicionais devem ser validados. Tenho um cliente que a maioria das NF-e de entradas (seja compra ou remessa) que ele recebe estão com divergências nas NF-e, exemplo remessa de industrialização CFOP 5901, muitos fornecedores emitem com CST 090, 041, não informa a base legal de suspensão em dados adicionais. Todas essas divergências devem ser validadas pelo escritório, uma vez que o contrato de prestação de serviços é entre o adquirente e contabilidade.

Grata

Mônica Almeida
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Sábado | 29 novembro 2014 | 14:42

Monica, boa tarde.

A contabilidade deverá dar entrada de tais mercadorias sob o ângulo de qual será sua destinação, devendo aplicar os CFOPs corretos e consequentemente as CSTs.

Na verdade, quando esses documentos chegam às nossas mãos, deveremos sim, saber como interpretá-lo para as escriturações corretas. Porém...

Devemos ter do outro lado, funcionários responsáveis pelo setor de nosso cliente que entendam o setor fiscal a fim de que antes de enviar tais documentos à contabilidade, procedam as correções tempestivas junto aos fornecedores que se façam necessárias, afinal, deixar para que passemos sempre um pente fino, fica complicado de trabalhar. E o controle de estoque desse cliente, como fica se não tiver alguém à altura para fazer os lançamentos internos?

Na verdade, é uma engrenagem cujo ponto de partida começa pelos cuidados do cliente e seus funcionários, que cada vez mais, precisam entender minimamente sobre contabilidade, setor fiscal e afins.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.