x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 2.270

Não consigo enviar NFE

Roberta Barbosa

Roberta Barbosa

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 24 julho 2014 | 13:42

Prezados, boa tarde.

É um prazer fazer parte deste fórum. Sou estudante de Ciências Contábeis e trabalho no departamento fiscal.

Estou com um pequeno problema no envio de uma NFE. Após enviada aparece a seguinte mensagem, Rejeição: NFE não consta na base de dados da SEFAZ.

O que poderia ser? Algum colega poderia me orientar?


Desde já, obrigada!

Rodrigo Ramos Ferreira

Rodrigo Ramos Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 24 julho 2014 | 13:52

217 Rejeição: NF-e não consta na base de dados da SEFAZ

Esta mensagem de erro indica que inexiste NF-e com a chave informada na SEFAZ, existem diversas causas:

1. o ambiente consultado incorreto

Ocorre quando fazemos a consulta em ambiente diverso do ambiente que a NF-e foi autorizada, ex. a NF-e foi autorizada no ambiente de produção e tentamos consultar no ambiente de homologação;

2. o ambiente consulta correto, mas a NF-e foi autorizada em outro ambiente

Ocorre quando autorizamos uma NF-e em ambiente diverso do que desejamos. Esta situação pode ocorrer no envio individual de NF-e pela DLL, pois a DLL envia a NF-e para o ambiente que consta na NF-e, assim se a NF-e foi gerada com tpAmb=1, a DLL vai enviar a NF-e para o ambiente de produção, mesmo que estejamos fazendo testes no ambiente de homologação.

3. a SEFAZ separou o BD da versão 1.10 da versão 2.00

Algumas SEFAZ separaram as notas fiscais, assim quando consultamos uma nota da versão 1.10 pelo WS da consulta status da NF-e, a nota não é localizada.

4. a NF-e não foi autorizada

Esta situação ocorre com usuários que tem uma compreensão equivocada do funcionamento do processo de recepção de NF-e/lotes pelos Web Services.
Alguns usuários imaginam que o processo de recepção é síncrono e o recebimento do recibo de envio do lote significa que a NF-e foi autorizada e fica surpreso quando tenta consultar a NF-e o obtem a resposta de NF-e não localizada.

Marllon Freitas

Marllon Freitas

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 24 julho 2014 | 14:01

Boa tarde.

As causas são diversas com bem explicitou o colega Rodrigo Ramos Ferreira.
Há que se verificar ainda a situação do servidor do estado no momento da consulta
através do site Consultar Disponibilidade


Além disso qual o software utilizado? Programa Emissor da Sefaz (software gratuito) ou
programa próprio/contratado?
O envio da NF-e é feito individualmente ou em blocos?

Com essas informações ficará mais fácil de ajudarmos a identificar a causa.

Att.
Marllon Freitas
Duin Assessoria Contábil
http://www.duincontabil.com.br/
Francisco G Freitas

Francisco G Freitas

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 18 fevereiro 2015 | 15:54

Provavelmente não esta no ambiente de produção, ou então não está homologado a produção junto a sefaz. Pode ainda ocorrer que esta nota ja tenha sido enviada e posteriormente excluída do sistema, então apresenta a mensagem de erro.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.