x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 1.111

Bem ativado pode voltar a ser mercadoria?

WALTER FIRMINO MENDES JUNIOR

Walter Firmino Mendes Junior

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Métodos e Processos
há 9 anos Quinta-Feira | 21 agosto 2014 | 19:09


Boa noite!

Pessoal, estou com uma dúvida, minha empresa tem como objeto social comércio, prestação de serviço e locação de bens, pois bem, quando damos entrada na mercadoria, classificamos como estoque ( tomamos crédito de impostos), porem após montagem dos mesmo transferimos para ativo, sabendo que temos que estornar todos impostos via Gia. Uma vez o bem ativado e remetido ao cliente como locação de bem do ativo, quando ele retorna, qual é o procedimento correto, vende-lo como ativo ou "volta-lo" para estoque e assim fazer a venda como mercadoria?

Alan Nascimento

Alan Nascimento

Bronze DIVISÃO 3, Analista Financeiro
há 9 anos Quinta-Feira | 21 agosto 2014 | 19:57

Observe o texto, do CPC 27, que aborda tal situação:

68. Ganhos ou perdas decorrentes da baixa de um item do ativo imobilizado devem ser reconhecidos no resultado quando o item é baixado (a menos que o Pronunciamento Técnico CPC 06 – Operações de Arrendamento Mercantil exija de outra forma em operação de venda e leaseback). Os ganhos não devem ser classificados como receita de venda.

68A. Entretanto, a entidade que, durante as suas atividades operacionais, normalmente vende itens do ativo imobilizado que eram mantidos para aluguel a terceiros deve transferir tais ativos para o estoque pelo seu valor contábil quando os ativos deixam de ser alugados e passam a ser mantidos para venda. Passam a ser considerados, daí para frente, como estoques e se sujeitam aos requisitos do Pronunciamento Técnico CPC 16 – Estoques. As receitas advindas da venda de tais ativos devem ser reconhecidas como receita de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 30 – Receitas. O Pronunciamento Técnico CPC 31 – Ativo Não-Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada não se aplica quando os ativos que são mantidos para venda durante as atividades operacionais são transferidos para os estoques.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.