x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 1.026

Como Tributar o ICMS?

Leandro Emiliano de Lima Araujo

Bronze DIVISÃO 5
há 10 anos Sexta-Feira | 22 agosto 2014 | 14:22

Caros, bom dia,

Estou com uma duvida, que não me deixa dormir,

Na minha empresa, tem uma loja que vende peças de moto, ela compra de uma fornecedor e faz a revenda,

Minha duvida é o seguinte, quando eu sei que devo tributar o ICMS nas vendas feitas no balcão? pelo total da redução Z mensal? ou não tributa!?

Grato,

Cel.: +55 11 9 9455-9588
E-mail.: [email protected]
Leticia da Silva Pereira

Leticia da Silva Pereira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 22 agosto 2014 | 14:40

Boa tarde,

Faz-se necessário enfatizar que o fato gerador do ICMS é a circulação da mercadoria.

Após isso, se possível, tente melhorar seu questionamento tornando a indagação mais clara, informe o ramo de atividade da empresa e o regime tributário, assim talvez eu consiga esclarecer sua dúvida.

att,

Quem estuda, e não pratica o que aprendeu é como o homem que lavra e não semeia.
(Provérbio)
Eduardo Lopes

Eduardo Lopes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 22 agosto 2014 | 14:45

Leandro Emiliano de Lima Araujo ,

Toda a circulação de mercadoria é tributável, você deve observar na entrada se o imposto já veio retido na forma de substituição tributaria.
Agora não entendi a relação com a redução Z.

att,

Eduardo Lopes

Bronze DIVISÃO 5
há 10 anos Sexta-Feira | 22 agosto 2014 | 15:53

Letícia da Silva Pereira e Eduardo Lopes, fico grato pelas previas respostas,

E peço desculpas pela má explicação,

Vamos lá,

A empresa é do Lucro Presumido e 45.41-2-05 - Comércio a varejo de peças e acessórios para motocicletas e motonetas,

O que acontece é o seguinte,

Eu compro de uma fornecedor que emite um DANFE com CFOP 5405 - Venda de Mercadoria c/ST - CST 500, com os valores de IPI, ICMS e ICMS-ST zerado, só consta o valor dos produtos e valor total da nota fiscal,

E eu venda esses produtos na minha loja, um cliente vem até mim e compra uma peça, eu emito Cupom Fiscal pra ele, igual o de Supermercado, por exemplo, ou igual de uma lojinha que você compra algo,

Aí eu queria saber se pra essa operação eu tenho que tributar o ICMS.

Espero ter deixado mais claro, é uma empresa pequena, e como eu sou novo, eu não tenho nenhum suporte e estou aprendendo sozinho essas coisas, e tenho muitas duvidas,

Vocês indicam um curso pra eu fazer? ou lendo eu consigo pegar esses processos?

Mais uma vêz, fico imensamente grato,

Leticia da Silva Pereira

Leticia da Silva Pereira

há 10 anos Sexta-Feira | 22 agosto 2014 | 16:00

Ok Leandro, agora ficou 10 seu questionamento! rs

Bom, quando emitir o cupom fiscal dos produtos recebidos com CFOP 5.405, deverá também usar o mesmo CFOP 5.405 pois refere-se a comercialização de produtos sujeitos a substituição tributária.

Na emissão do cupom fiscal e consequentemente na Redução Z, os valores dessas vendas serão lançados no campo F1, isso é necessário para que não tribute ICMS na operação, pois sua empresa é um contribuinte substituído tributário e adquiriu produto na ST. Observe se está utilizando o CFOP correto na saída e se os valores são lançados no campo F1.

Quando ao cursos é imprescindível que faça alguns relacionados a escrituração fiscal, básico de ICMS e substituição tributária.

Att,

Quem estuda, e não pratica o que aprendeu é como o homem que lavra e não semeia.
(Provérbio)
Tedy Luis de Souza

Tedy Luis de Souza

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 10 anos Sexta-Feira | 22 agosto 2014 | 16:00

Boa tarde, Leandro!

Para essa operação de revenda de peças para motos você não tributa o ICMS , no seu cadastro de produtos voce deve colocar a CST 500 igual a do seu fornecedor.

Uma dica quando efetuar a compra sempre cadastre o produto conforme veio na sua NF de compra.

ATT.
Tedy

Leticia da Silva Pereira

Leticia da Silva Pereira

há 10 anos Sexta-Feira | 22 agosto 2014 | 16:22

Apenas uma pequena correção é necessária quanto a resposta do Tedy, pois o CST do ICMS deve ser 60, pois a empresa é optante pelo Lucro Presumido, logo deve utilizar a codificação que diz respeito ao seu regime tributário, conforme artigo 598 do RICMS/SP. CSOSN 500 é para empresas optantes pelo Simples Nacional.

Att.

(Provérbio)

Bronze DIVISÃO 5
há 10 anos Sexta-Feira | 22 agosto 2014 | 16:31

Letícia da Silva Pereira, Tedy Luis de Souza e Eduardo Lopes,

Fico imensamente grato pelas respostas, me deu uma luz que eu não estava vendo Rs,

Vou procurar algumas cursos, ou algumas rotinas de escritório pra saber mais sobre essas operações,

Bom fim de semana a todos,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.