Bom dia Carina Dias!
Vamos tomar como parâmetro a DEFIS 2013:
3. Na DASN são solicitadas as seguintes informações econômicas e fiscais do estabelecimento.
1. Estoque inicial do período abrangido pela declaração (R$):
- neste campo deve-se informar o valor do estoque inicial, constante do Livro de Registro de Inventário, de mercadorias e produtos destinados à comercialização ou industrialização. Exemplo: Empresa optante do SN em 01/01/2011 o estoque inicial será o registrado em 31/12/2010. Este campo será preenchido exclusivamente pelos contribuintes do ICMS, os demais devem informar R$ 0,00.
2. Estoque final do período abrangido pela declaração (R$):
- neste campo deve-se informar o valor do estoque final, constante do Livro de Registro de Inventário, de mercadorias e produtos destinados à comercialização ou industrialização. Exemplo: Empresa optante do SN em atividade durante todo o ano-calendário de 2011 o estoque final será o registrado em 31/12/2011.
Não sei quando essa empresa iniciou as atividades, mas o entendo que, o que for maior do que R$ 300.000,00, deveria aparecer em uma Declaração anterior. Se a Empresa é nova, e tem um estoque incompatível com a sua realidade, é melhor que se reveja os conceitos. Muitas Empresas ainda sedem os seus nomes a outras Empresas "amigas" para realizarem compras em seu nome, e esquecem que terão que prestar contas disso depois. Ou existem aquelas que compram de Empresas que não emitem notas, e isso é grave.
Hoje a responsabilidade Fiscal dos Contribuintes estão dentro de um cerco do Fisco, muito significativo, o que que faz com que as Declarações sejam mais especificas e detalhadas, pois o mesmo faz cruzamentos e cálculos estimados para saber se a sua Empresa está "andando na linha".
A minha sugestão primeiramente é: contar exatamente o que se tem em estoque REAL. Depois disso, analisar o que será feito com o sobressalente. Depois, tudo isso deverá ser tratado com o setor de Contabilidade, pois é dele a responsabilidade de averiguar e destinar o lançamento que será informado nas declarações da Empresa, em relação à informações de estoque. Como não sou do setor contábil, não posso lhe detalhar, mas sei que tem como ajustar certas situações, mas antes é preciso ter a situação atual do levantamento do estoque bem definida.
E para mim, a Empresa que não tem um estoque correto, é porque simplesmente, não mantém o controle de estoque. Nesse caso, sugiro que você passe ao seu contador a seguinte possibilidade:
EMPRESA QUE NÃO MANTÉM CONTROLE DE ESTOQUES
Para as empresas que não mantém registro permanente de estoque, e, por conseguinte, não têm condições de apurar o inventário físico-financeiro dos mesmos, deve-se atentar para os critérios de avaliação dos estoques seguinte:
INSUMOS E MERCADORIAS:
Devem ser avaliadas pelo custo de aquisição mais recente.
PRODUTOS ACABADOS E EM ELABORAÇÃO:
Os estoques deverão ser avaliados de acordo com o seguinte critério (RIR/1999, art. 296):
a) os de materiais em processamento, por uma vez e meia o maior custo das matérias-primas adquiridas no período, ou em 80% do valor dos produtos acabados, determinado de acordo com a alínea "b" a seguir;
b) os dos produtos acabados, em 70% do maior preço de venda no período de apuração.
Os estoques de produtos agrícolas, animais e extrativos poderão ser avaliados pelos preços correntes de mercado, conforme as práticas usuais em cada tipo de atividade (RIR/1999, art. 297). Essa faculdade é aplicável aos produtores, comerciantes e industriais que lidam com esses produtos (PN CST Nº 5/1986, subitem 3.3.1.2).
SERVIÇOS EM ANDAMENTO
Caso a empresa seja de serviços, e na data do balanço esteja com serviços em execução, deverá apurar os respectivos custos de serviços e contabilizá-los como “serviços em andamento” (conta de estoque).
Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/investoque.htm