x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1.800

acessos 408.529

Substituição tributaria

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 11 anos Segunda-Feira | 24 junho 2013 | 21:03

aparecido,
muita calma nessa ora!kkk
seria substituiççao tributaria ou dif de aliquotas?
essa mercadoria sera pra revenda?qual é o produto?sua empresa esta em que regime?vcs são fabricantes?
qual é a ncm dessa mercadoria que vc esta enviando pra mt?
obs> esses 2 estados ms e mt são problemas,quando entra nf nesses estados tem que pagar qualquer coisa, pricnipalmente o dif de alquotas,
me fala a ncm que vou te ajudar
abs
joao

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
Luciara Alves

Luciara Alves

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 28 junho 2013 | 10:36

Bom dia pessoal.

Como posso saber o o meu cliente tem obrigatoriedade em emitir nota fiscal eletrônica.

ele do DF, tenho pedir uma nf-e de devolução de mercadoria,mais não sei se ele tem obrigatoriedade.

grata

Aux. Fiscal

Cursando superior : Administração de Empresas
Allan Mandarino Melo

Allan Mandarino Melo

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 11 anos Quinta-Feira | 4 julho 2013 | 14:14

em um caso que uma empresa de santa catarina na situacao de substituto tributario vende uma mercadoria com st para o paraná e recolhe o icms st na gnre com a uf favorecida PR deve recolher icms no estado de santa catarina tambem ?
desde ja agradeço

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 4 julho 2013 | 14:29

allan,

se o produto tiver enquadrado na substituição tributaria e tiver protocolo entre sc e pr,nesse caso de sc tiver vendendo para o estado do parana, o fornecedor de santa catarina recolhe o icms st em favor do estado do parana, e emite uma gnre e favo do estado do pr
quando pr receber a nf desse fornecedor o icms ja esta agregado no total da nf, ou seja, santa catarina esta repassando esse icms st que esta inserido no total da nf, entendeu?
sendo assim a sua empresa ja esta pagando pelo total da nf
abs

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 4 julho 2013 | 14:32

allan,
retificando
.........santa catarina recolhe o icms st em favor do estado de santa catarina e repassa o icms st para o cliente que é o estado do parana e a gnre

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 4 julho 2013 | 14:37

allan,

retificando parte 2


..........o fornecedor recolhe em favor do estado de sc, e repassa para o cliente o icms st, e faz uma gnre em favor do estado do pr

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
Viviane Gomes

Viviane Gomes

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 5 julho 2013 | 09:50

Bom dia, amigos!

Estou com uma dúvida referente à compra de Ativo Imobilizado:

Somos uma empresa RPA, compramos uma máquina para uso produtivo, através de uma NF com ST (CFOP 5.403, onde não há nenhum destaque de imposto (ICMS) . Terei direito ao crédito do ICMS CIAP? Qual alíquota?

Valéria

Valéria

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 5 julho 2013 | 10:46

João, bom dia
Tenho uma empresa comércio varejista de autopeças e estou vendendo para PJ no Rio de Janeiro.
Meu cliente, no caso, disse que quer a lei que me obriga a minha empresa a emitir a nota com ST para o Rio de Janeiro.

Você sabe me dizer se o Protocolo ICMS 17/2009 é o certo a enviar pra ele?

Obrigada

Valéria

Valéria

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 16 julho 2013 | 08:10

João, bom dia
Por favor, tenho uma empresa comercio varejista de autopeças.
Quando a nota de venda tiver o CFOP 5.405, 6.403 eu não devo lançar o valor do Icms proprio. Isso está correto? Lanço em outras?
Obrigada

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 11 anos Terça-Feira | 16 julho 2013 | 09:30

ola sonia,
mas aí seria uma nf de saidas que vc emitiram, ou é nf de entrada, confirma pra mim

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 11 anos Terça-Feira | 16 julho 2013 | 09:52

sonia,

vc tem que lançar normalmente
o cfop 5405 vc e outras de icms(nessa nf nao pode ter icms)
o cfop 6403-
vc
bc icms proprio e icms nos campos normmais(no final do mes recolhe de acordo comm o cnae se tiver saldo devedor é claro)
bc icms st e icms st em obs(como sua empresa esta pagando a gnre em favor do estado de destino lança em obs)
total da nf icms st e vr da mercadoria)

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
Valéria

Valéria

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 16 julho 2013 | 10:29

João
Veja bem. Esta empresa tem até o mês de maio/2013 feito por outra contabilidade e recebemos o sped fiscal dela.
No mês de maio, os cfops 5405, 6403 foram todas lançadas sem debito de icms no livro de saídas. Só as 5102 e 6102 estão tributadas.
Isso está correto?

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 11 anos Terça-Feira | 16 julho 2013 | 10:37

sonia,
quando vem de outro escritorio é um problema, mas tem que lançar esse icms proprio como debito tb, esse icms proprio não tem nada a ver com o icms st
se eu fosse vc, lançaria a partir de junho os valores corretos, e provavelmente essa gia foi entregue incorretamente ref ao mes de maio, a unica alternativa seria retificar a gia e com certeza vai alterar o saldo

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 11 anos Terça-Feira | 16 julho 2013 | 12:48

sonia,
nas aquisiçoes de prods com st e icms proprio nao tem credito, em contra partida, nas suas saidas dentro do estado lança com cfop 5405 como substituido sem icms

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
MARIA DOLORES

Maria Dolores

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Terça-Feira | 16 julho 2013 | 15:34

Pessoal boa tarde!

Estou com problemas referente a Diferimento.
Recebi uma nota fiscal de um equipamento que comprei e vou utiliza-lo na prestação de Serviços de Controle de Pragas Urbanas. A nota fiscal veio com Diferimento de ICMS citando o decreto 51608 de 26.02.2007. O problema é que este equipamento é utilizado para combater pragas urbanas, não tendo nada a ver com a área rural bem como minha empresa. Eu tenho que recolher o ICMS do diferimento? Estou super confusa com a questão! Se alguém puder me ajudar ficaria muito grata.

Joao Pedro Bonifacio

Joao Pedro Bonifacio

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 17 julho 2013 | 15:21

Boa tarde, vejam se podem me ajudar.

Meu cliente fabrica baterias para No Break e Sistema de alarme. Estas baterias serão acopladas a esses produtos pela empresa que as comprou.

No meu entendimento trata-se de matéria prima, e por isso não se aplicaria a ST. Porém o Estado Notificou a empresa a pagar as STs referente a venda desse produto.

Alguém teria algum parecer, ou um orientação sobre esse assunto?

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 11 anos Quarta-Feira | 17 julho 2013 | 15:32

joao pedro,
a partir do momento que vc vai vender esses produto,pra revenda e se a ncm tiver enquadrada na st, teria st.
entretanto depois de acoplado esse alarme na bateria ja seria um prod.acabado, correto?
qual é a ncm desse produto?

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 11 anos Quarta-Feira | 17 julho 2013 | 17:23

sonia,
esse cfop 5403 é de prod importado e venda dentro de de sp! não seria cfop 5405?
se for cfop 5403, seu contador esta totalmente equivocado, e tem que ter bc icms proprio e icms normal e bc de icms st e icms st
na entrada cfop 1403 sem problema
confirma direitinho se ´é isso mesmo
abs

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 18 julho 2013 | 14:47

alaide,

sp e pr nao tem protocolo dessa ncm 85437099 e tambem não tem substituição em sp
voce tem que recolher o dif de aliquotas de 6% sobre o total e faz uma gare de todos os dif de aliquotas durante o mes e faz uma gare icms cód 063-2 vencto no 15º dia após o mes ex se a nf de entrada entrou em julho/2013 recolhe dia 15/08/2013
gare icms( 2 vias)
vencto 15/08/2013
valor
em obs
diferencial de aliquota -SP art 115 inc XV-A do ricms/2000
numero da nf e cnpj do fornecedor

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
Valéria

Valéria

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 23 julho 2013 | 16:31

Oi João, boa tarde

Com esse Decreto 59243 onde deveremos fazer o recolhimento de Icms sob nosso estoque até 30/06/2013, você pode me ajudar?
Minha empresa é comércio varejista de auto peças
Tenho mercadorias no NCM: 4016.99.90 e 5705.00.00
Veja se meu raciocíonio está correto de como devo proceder:

IMPOSTO DEVIDO = (BC X ALIQUOTA INTERNA) + (BC X IVA-ST X ALIQUOTA INTERNA) ou seja exemplo: (1000,00 X 18%) + (1000,00 X 40% X 18%)

Está correto? Você sabe me dizer? Faço isso com todas mercadorias nesses NCMs?

Obrigada

Página 52 de 61

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.