x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 814

Dúvidas sobre os Livros Fiscais das Empresas

Charles Vinícius de Souza

Charles Vinícius de Souza

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 6 outubro 2014 | 09:29

Bom Dia Pessoal.

Recebi pela primeira vez a tarefa de imprimir os livros fiscais dos clientes e etc...

Sou novo nessa área e não sei ao certo quais livros cada empresa deve imprimir...

A pessoa que fazia isso antes não manteve um controle e agora eu estou em dúvida...

Pois sei que tem os seguintes livros: Entrada, Saída, Apuração ICMS, Inventário e o de Serviços...

Como eu posso saber o que cada empresa tem de livros para registrar?

Por exemplo temos 5 empresas normais do Lucro Presumido que enviam o SPED Fiscal, essas empresas 2 são indústrias e as outras 3 são da área da construção civil/engenharia. (Eu envio todo mês a DIME/SC dessas 5 empresas)...
Quais livros eu sou obrigado a imprimir, colher as assinaturas e depois registrar na Junta Comercial? (Entrada, Saída, Apuração ICMS, Inventário, Serviços)...

Temos também outras 30 empresas (incluindo essas 5 que eu envio o SPED) que também são empresas do Lucro Presumido mas que eu envio somente a EFD Contribuições... Dessas empresas a maioria é construtora e prestadora de serviços... Quais livros fiscais devo registrar dessas empresas? (Entrada, Saída, Apuração ICMS, Inventário, Serviços?)...

E por fim temos umas 35 empresas que são do Simples Nacional, a maioria é indústria ou comércio (algumas são indústria e comércio)... Mas também não sei quais livros cada uma eu devo declarar...

Eu andei procurando nas leis mas não sei nem como começar a pesquisar... Se possível postarem o embasamento legal...

Muito agradecido pra quem puder responder... Caso eu tenha criado o tópico na sala errada peço desculpas...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.