x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 1.021

Nota de devolução

Adelmar

Adelmar

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 9 outubro 2014 | 08:24

• CASO 1:
Compramos o filme de um fornecedor. Industrializamos o filme para transforma-lo em sacos e vendemos os sacos para o cliente final. Porém, como não estamos enquadrados fiscalmente como indústria, ainda não cobramos IPI do cliente final, mas pagamos IPI para a indústria que nos vende o filme.
O filme que compramos foi reprovado e eu preciso fazer duas NFs de devolução referente as duas NFs de entrada desse material.
Dúvidas nesse caso:
- CFOP de devolução
- Tributação do IPI e PIS/COFINS na NF de devolução
• CASO 2:
Uma fabricante de filme nos enviou um lote para transformação em sacos (industrialização).
Nesse caso, nós NÃO COMPRAMOS O FILME. Eles nos enviaram o lote de filme como Simples Remessa e eu preciso devolver parte desse material como RETORNO (já que o filme não sofreu o processo de transformação/industrialização) e a outra parte como PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (uma vez que devolveremos em sacos – o filme passou pelo processo de industrialização).
Essa PRESTAÇÃO DE SERVIÇO será cobrada e, por isso, preciso saber o enquadramento fiscal desse caso (corte e solda de uma embalagem) – valores dos impostos, cfop etc.
No caso do RETORNO de mercadoria, também preciso saber como enquadrar essa NF.

operação ocorrida dentro do estado.

Adelmar de Assis
[email protected]
MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 9 anos Quinta-Feira | 9 outubro 2014 | 08:51

Adelmar,

bom dia


a sistemática da devolução é que a nota deve ser o espelho da nota de origem, com exceção do CFOP que deve indicar a devolução, mais se veio tributado IPI ,PIS E COFINS vc devera destacar, lembrando que devera verificar se é uma devolução parcial ou total.

qual o cfop que veio destacado na nota do fornecedor?

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.