x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 514

Orientação sobre NF e Movimentação Conta Corrente PJ

Jonas

Jonas

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 13 novembro 2014 | 20:38

Amigos boa noite!
Possuo uma ME optante pelo simples.

Gostaria que me ajudassem com algumas dúvidas:

1 - Todo dinheiro que entrar na Conta Corrente da PJ tem que possuir NF?
2 - Toda retirada e pagamento que efetuar pela Conta Corrente PJ tem que ter NF? ( Ex. Precisei retirar X valor para pagamento de uma dívida pessoal, ou pagamento de um serviço onde não me deram NF)
3 - Pro Labore tem que ser literalmente retirado? Por exemplo ir no banco e sacar ou transferir o valor?
4 - Distribuição de lucro pode ser mensal? Várias vezes por mês? Valores diferentes? ( Aqui poderia ser uma solução para pagamento das contas pessoais)
5 - Alguns serviços prestados que não emito NF deposito direto na conta corrente fisica pessoal, isso pode dar problema depois?

Por enquanto são essas dúvida que me atormentam. Obrigado.

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 14 novembro 2014 | 09:00

Jonas

Respondendo a seus questionamentos:

1 - Toda a receita auferida pela empresa que entra na conta corrente deve estar devidamente documentada, se for de clientes, nota fiscal deve ser exigida nas transações;

2 - O mesmo procedimento é para o caso de saída de numerário, pagamento de despesas, etc. Toda transação deve estar devidamente documentada. Não se deve pagar despesas pessoais com conta PJ;

3 - Faça a retirada de pro-labore mensal, utilizando por exemplo para pagar essas despesas pessoais que você citou, a forma de que retirar independe, cheque ou transferência;

4 - A distribuição de lucro deve ser feita de preferência anual, após o encerramento do exercício com fechamento do balanço e apuração de lucros ou prejuízos, também pode optar por fechamentos trimestrais ou semestrais;

5 - Todo serviço prestado deve estar documentado, você deve sim emitir nota fiscal, e futuramente pode implicar em complicações fiscais e tributárias.

Bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.