x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 9

acessos 2.950

Patricia Kocholik

Patricia Kocholik

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 19 novembro 2014 | 16:27

Boa Tarde,

Estou com uma duvida, tenho um cliente que me encaminha notas fiscais eletrônicas impressas, pois a mesma não recebe xml, e são varias notas, teria como eu entrar em algum site e gerar os XML dessa minha cliente ou eu tenho que ligar para o fornecedor dela e solicitar?

Aguardo retorno,

Obrigado!

Patricia Rodrigues da Silva Kocholik
BRUNO RODRIGUES

Bruno Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Analista Tributos
há 9 anos Quarta-Feira | 19 novembro 2014 | 16:34

Boa tarde!

Você até conseguirá em alguns sites, por exemplo:
http://www.fsist.com.br/
Porém, será um arquivo por vez, para ser em lote você deverá usar a versão paga e na maioria dos softwares e sites será assim.

O mais viável e correto, é educar o seu cliente a solicitar os arquivos XML, uma vez que a NF-e é o arquivo!


Atenciosamente;

Marcos Braga

Marcos Braga

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Quarta-Feira | 19 novembro 2014 | 16:41

Boa tarde Patricia.

O correto é o fornecedor da mercadoria disponibilizar de algum modo os arquivos XML das NF-e imediatamente após a emissão, seja por e-mail, site da empresa, etc. Como sabemos que muitas vezes isto não é feito, existem programas e sites que fazem a geração dos arquivos XML digitando a chave da NF-e. Basta fazer uma busca rápida por algum provedor de pesquisa que se encontram milhares de portais. Não os mencionarei pois nunca precisei utiliza-los, além disso não sei até onde os mesmos são vulneráveis ou invasivos.

Mas respondendo a sua pergunta, sempre que possível entre em contato com o fornecedor das mercadorias, pois o mesmo é obrigado a fornecer os XML das NF-e.

Att.

Att.

Marcos Braga
Solange Shiraishi

Solange Shiraishi

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a) Empresas
há 9 anos Quarta-Feira | 19 novembro 2014 | 23:38

Oi Bruno, boa noite:
Será que não existe mesmo nenhum programa gratuito que possibilite baixar todos os arquivos xmls gerados no cnpj informado (destinatário)? Estou tentando achar um sem manutenção mensal, mas ainda sem sucesso.
A relevância é pq há casos que por algum motivo a nfe é extraviada e nem o arquivo digital é entregue na empresa, então com essa ferramenta será possível conferir e acompanhar o processamento de todos os documentos fiscais.

Solange Shiraishi
Formação acadêmica: Administradora de Empresas
Universidade Federal de Viçosa/MG
Helder Carlos Paiva de Farias

Helder Carlos Paiva de Farias

Prata DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 20 novembro 2014 | 00:57

Olá!

Quanto ao extravio, ou até mesmo tomar conhecimento das NF-es emitidas, você pode utilizar o manifestador de NF-e disponibilizado pelo portal da NF-e clicando aqui Manifestador de NF-e. Com esta ferramenta pode-se inclusive baixar os xml, porém procure mais informações com outros colegas e no próprio portal da NFe quanto a validade jurídica deste procedimento.

outro modo os downloads dos xml, o portal da NFe também disponibiliza na consulta completa a opção de download do xml consultado, entretanto é necessário o certificado digital. Vale ressaltar que essas ferramentas foram criadas para consultas e usos eventuais, haja vista que o correto é, como já citado anteriormente, educar as empresas a enviar os xml, pois é este arquivo que é a nota fiscal e este é que tem a validade jurídica.

Peço também que outros colegas por favor corrijam, caso eu tenha alguma informação defasada ou inadequada.

Helder Carlos
[email protected]
Departamento Contábil e Fiscal
JULIO CESAR

Julio Cesar

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 20 novembro 2014 | 09:32

Prezados, bom dia.

Conforme já colocado por todos, a forma mais segura e correta de se conseguir o arquivo XML das notas fiscais ainda é solicitando do fornecedor ou consultando no site da receita, mediante certificado digital.

Pode ocorrer, de algum sistema facilitar a busca no portal nacional da NF-e, e conseguir fazer o download normalmente, mas vai precisar do certificado.

Já ouvi falar, apenas ouvi falar, que existem sistemas que ao consultar a chave de acesso no portal da NF-e o sistema "converte" as informações da NF-e em arquivo XML. Dizem que neste procedimento, o arquivo XML não tem validade jurídica, pois não possui algumas informações que só no arquivo XML do fornecedor ou do download feito no portal da NF-e tem.

Por tanto, se informar bem quanto ao sistema que vai utilizar e para qual finalidade.

Atenciosamente,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.