x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 1.949

Nota fiscal emitida que não chegou ao Destinatário e não foi

Flavio Thomaz

Flavio Thomaz

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Quinta-Feira | 11 dezembro 2014 | 08:19

Bom dia amigos, trabalho em uma empresa e periodicamente confiro as notas que foram emitidas em nosso cnpj através da agência Virtual do SEFAZ, para minha surpresa, na minha última conferência detectei uma nota de uns 2 dois meses atrás que não foi dado entrada em nossa empresa, fui conferir com que faz os pedidos se ele tinha conhecimento a respeito daquela nota, e fui informado que era uma mercadoria que foi oferecida pelo fornecedor para completar a carga e que chegaria em no máximo uns 15 dias, e passaram-se mais de 30 dias e a mercadoria não chegou, o que levou a empresa a desistência desta compra. Aí que vem minha pergunta: o que deveria ser feito pelo fornecedor para anular esta nota? uma fez que a mercadoria não chegou até a nossa empresa.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quinta-Feira | 11 dezembro 2014 | 08:32

bom pelo fornecedor ele deveria ter cancelado essa nota, mas como o prazo é de apenas 24hs ele com certeza não o fez...
O que deve ser feito caro Flavio, é voce imprimir essa nota, dar entrada e fazer uma nota de devolução pelo motivo de não recebimento da mercadoria.

Assim você acerta seu fiscal, já que tem uma NFe "no ar" e precisa ser regularizada.


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Bruno

Bruno

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 11 dezembro 2014 | 08:42

Flavio Thomaz,

Exatamente o procedimento correto é notificar seu fornecedor, imprima até a pagina que mostra que estas duas notas estão ativas, entre no Portal da NFe e baixe o xml e salve-o em pdf no formato de danfe pelo seu sistema, se tiver este recurso e envie ao fornecedor urgente pois provavelmente seu fornecedor não deu importância a estas notas e não cancelou nem deu entrada no estoque como disse o colega acima.

Bruno
Consultor Tributário

"O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas."
Flavio Thomaz

Flavio Thomaz

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Quinta-Feira | 11 dezembro 2014 | 09:31

Agradeço as respostas, mas olha só, tem mais, entrei em contato ontem com o fornecedor informando o fato, ele falou que ia ver com o pessoal da contabilidade dele, e hoje pela manhã, recebi um email dele, contendo uma nota de devolução de venda cfop 2.201, o que vc´s me dizem, esta operação acoberta a fato perante ao fisco?

Bruno

Bruno

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 11 dezembro 2014 | 09:37

Flavio Thomaz,

Sim acoberta a operação que não se realizou, desde que na nota esteja todos os itens constante na NF de origem.

É bom olhar nesta nota de devolução se há referencia as notas que houve este problema, confirme também se nela estão todos os itens.

Bruno
Consultor Tributário

"O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas."
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quinta-Feira | 11 dezembro 2014 | 10:40

Flavio, nosso colega Bruno esta com toda razão. Só verifique realmente se a nf de entrada refere-se exatamente à NF que estava "no ar".... o seu fornecedor fez o correto mas não te informou....


SDs

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.